quarta-feira, 22 de maio de 2013

Olá Arena!

Depois de muita ansiedade, finalmente o novo palco do futebol pernambucano recebeu um jogo de equipes profissionais. Depois de um morno amistoso entre Náutico x Sporting, o mais importante é a avaliação do que deu certo e do que falhou para que a Itaipava Arena Pernambuco seja um sucesso em todos os termos. Portanto, sem mais delongas, vamos ao relato:

O trajeto até a Arena começou de metrô, mais precisamente na estação Prazeres na linha sul às 17:05h. Por ser uma das primeiras estações, os vagões não estavam tão cheios. A medida que a estação Recife ia se aproximando, o vagão foi enchendo, mas nada de anormal. Ao chegarmos a estação Recife, os primeiros problemas: Escadas rolantes com largura pequena e tumulto na hora de entrar no vagão sentido Camaragibe, item este que não é culpa de organização e sim da falta de educação de algumas pessoas que forçam passagem.

Estação central do Recife: Tem muito o que melhorar e não é de hoje

Agora na linha norte, os vagões estavam completamente lotados, pois a oferta de metrôs não foi suficiente devido a quantidade torcedores para um jogo desse porte aliado ao horário de pico do transporte público (18h). Na chegada à estação Cosme e Damião, um problema grave. Só tinha uma opção de escadas e a largura MUITO pequena (não passava de 3 metros). Visto o fluxo de gente, este gargalo é algo muito perigoso e deve ser resolvido com urgência.

Logo a seguir, o grande acerto da mobilidade: Os ônibus que faziam o trajeto Metrô/Arena estavam em ótima quantidade e a espera não durou mais do que poucos minutos, além do fato de que era rápida a colocação das pulseiras para uso do transporte e as filas não eram grandes. O trajeto é curto, não mais que 10 minutos até a Arena. O ônibus pára cerca de 1km depois da Arena, resultando numa caminhada de 5 minutos que é feita numa via bem iluminada e organizada.

Sua linda!

Às 18:45h, finalmente chegamos a área externa da Arena. É difícil, mesmo pra quem conhece outros estádios imponentes no país, não se impressionar com a beleza da Arena. A Arena está bem sinalizada, conta com vários profissionais espalhados pelo entorno e eles estavam bastante solícitos/informados para ajudar, resultando numa entrada tranquila.

E ao entrar, a grande emoção do dia. Ver aquele tapete verde (sim, o gramado parece saído de alguma versão de FIFA ou PES) e as arquibancadas cheias de alvirrubros foi bastante emocionante. Literalmente caiu a ficha que lá é a nossa nova casa e que aquele momento significava o início de uma era. A atmosfera é sensacional, o setor inferior é BEM próximo ao campo, a visibilidade é perfeita, a iluminação idem, as cadeiras são confortáveis, a acústica é foda e eu juro que não fui pago pela Itaipava para escrever isso.

Certos momentos da vida, nada substitui um PUTA QUE PARIU!

Serviços de banheiro OK (nada de muito luxo, mas para quem já foi a qualquer estádio de PE significa que é muito, mas muito melhor do que qualquer um deles), mas as filas para a lanchonete estavam muito grandes. Para se ter ideia foi gasto 40 minutos ANTES do jogo para retirar 2 refrigerantes e 1 pipoca. Acredito que quando a Arena estiver a pleno funcionamento, este problema não deverá se repetir.

Na saída, a evacuação foi bem rápida. 15 minutos depois do apito final não tinha quase ninguém do lado de fora. Como não peguei o ônibus Arena/Metrô na volta, não vou avaliar o quesito, mas a julgar pela fila que eu vi, o acerto da ida parece não ter se repetido. Na volta pelo metrô, mais problemas. O vagão que eu vinha foi atingido por pedras que estouraram janelas e feriram algumas pessoas. Além disso, algumas estações já não dispunham de ônibus às 23h, o que tornou a volta mais complicada para muita gente.

O estádio está mais que aprovado, a mobilidade ainda está ruim e o policiamento pode ser melhorado, mas apesar dos problemas, o saldo de estreia da Arena foi positivo e se um dos objetivos desse jogo era fazer com que a torcida do Náutico se sentisse em casa, pode-se dizer que a Arena conseguiu. Agora é esperar pelos próximos capítulos que serão escritos nessa nova casa.

terça-feira, 14 de maio de 2013

Agora a parada ficou séria

Quase três anos depois, dois técnicos e uma quantidade absurda de amistosos inúteis jogados, finalmente uma convocação para Seleção Brasileira voltou a ser aguardada. Hoje, Felipão convocou a Seleção para a Copa das Confederações e de cara, pode-se concluir que os novinhos terão vez, sobretudo do meio pra frente.

Novinho, tá querendo o que?

Para as balizas, três acertos: Júlio César, que voltou muito bem para a Seleção, será o titular com Jefferson e Diego Cavalieri disputando a vaga de reserva imediato. Diego Alves que foi razoável na Era Mano ficou de fora, mas não será uma falta tão sentida.

Para as laterais: Daniel Alves (me recuso a falar Dani, simplesmente porque é ridículo), segue na lateral-direita mais pelo nome e ausência de bons concorrentes do que pelo futebol jogado com a camisa amarela. Jean será seu reserva e ainda tem a vantagem de poder jogar como volante. Na esquerda, nenhuma surpresa, Marcelo e Felipe Luís. Nenhuma grande ausência sentida nesse setor, ponto pra Scolari.

Na zaga, Thiago Silva é indiscutível como titular e também terá a função de ser um líder dentro do grupo, capacidade para isso ele tem e acredito que será um bom capitão pra Seleção. David Luiz (mais um que pode jogar como volante) disputará a vaga de titular com Dante que vem fazendo uma temporada fantástica no Bayern. Na última vaga, devido a queda técnica sua e do Vasco, além da demora na regularização no Cruzeiro, Dedé perdeu com justiça a corrida pra Réver. Scolari mantém seu 100% de aproveitamento.

Aí começa a bronca. Volantes: Fernando, Luiz Gustavo, Paulinho e Hernanes. Os dois últimos não tem contestação, dois grandes jogadores que vivem boa fase. Fernando é uma aposta pessoal de Felipão para a posição e não compromete, porém, Luiz Gustavo não passa de um reserva de luxo no Bayern e seguindo o critério que barrou Kaká (embora ele tenha mais chances que o meia do Real Madrid) e Alexandre Pato, não deveria estar aí. Sua vaga poderia ser ocupada por Fernandinho (Shaktar) ou Ralf (Corinthians).

O grande erro

Além do grande erro da convocação, a ausência de Ramires. A não-apresentação do ex-cruzeirense para exames médicos no amistoso contra a Inglaterra em Londres deve ter pesado (e muito) para Felipão que, na mesma oportunidade, elogiou bastante Lucas que, mesmo machucado, fez questão de estar no ambiente da Seleção. Mesmo assim, Ramires não deveria ficar de fora.

Imagem que dificilmentedeverá se repetir mais

No meio, os grandes acertos da convocação. As ausências de Kaká e Ronaldinho Gaúcho e a presença de Bernard. Kaká não tem jogado muito no Real Madrid e quando entra em jogos importantes, falta aquele sangue nos olhos para agarrar a oportunidade. Por isso na Seleção, onde também seria banco, não é viável apostar nele agora. Espero que a ausência provoque uma reflexão no meia que precisa repensar sua carreira se quiser estar na Copa do Mundo de 2014.

Já Ronaldinho, acho que Felipão, eu e quase todo mundo simplesmente cansou de dar chances pra ele na Seleção. Ficou de fora da Copa de 2010 e não aprendeu a lição. Foi eleito por Felipão nessa retomada como um possível líder do grupo e falhou tecnicamente (tomou a bola das mãos de Neymar para bater o pênalti contra a Inglaterra e perdeu) e pessoalmente (se apresentou atrasado para o último amistoso). Tá comendo a bola no melhor time do Brasil na atualidade, mas do mesmo jeito que ele teve uma mudança de atitude quando trocou o Flamengo pelo Atlético, falta essa mudança com a camisa de Seleção. Como isso ainda não aconteceu, justa a ausência.

O grande acerto

Bernard merecia a convocação faz tempo, mas sempre era atrapalhado por lesões e é o motor do belo time do Atlético. Antes a aposta nele do que num jogador, embora craque, que não joga pelo seu time ou em outro que, embora craque, está devendo com a camisa amarela. Completam o meio: Lucas, Oscar e Jádson, que vem se salvando na péssima temporada do São Paulo e tem características semelhantes a de Oscar que será o titular.

No ataque: Neymar, Fred, Hulk e Damião. Neymar é a nossa grande esperança e o grande talento dessa geração, Fred vem sendo goleador no clube e na Seleção, Hulk tem ido bem quando vem do banco e Damião venceu a corrida, com justiça, sobre Alexandre Pato que é reserva do Corinthians. Acho que a convocação foi justa e coerente nesse setor.

Avaliando tudo: 9/10 para essa convocação. Devemos ter bons testes durante a competição e o time titular, se bem treinado, não fica muito atrás de muitas seleções do mundo (na minha opinião, só de Espanha e Alemanha). Agora vamos ver o que Felipão é capaz de fazer com sua nova família.

domingo, 28 de abril de 2013

Bingo Pernambucano 2013

Para o bem do futebol nenhuma das duas vagas na final do Campeonato Pernambucano 2013 foi preciso recorrer aos novos critérios de desempate. A Federação Pernambucana de Futebol resolveu inventar moda e utilizou como critério de desempate a quantidade de cartões vermelhos e amarelos além do famigerado sorteio para decidir a vaga, eu sinceramente não sei porquê os cartolas da FPF imaginaram que essas seriam formas mais justas de decidir uma classificação em detrimento da cobrança de pênaltis ou levar em consideração a classificação das equipes na primeira fase, quem fez a melhor campanha joga por dois resultados iguais.

É GOL!!!

Vamos analisar primeiro a "regra dos cartões", segundo consta no regulamento havendo dois resultados iguais (dois empates iguais ou vitórias com mesmo saldo para ambos os lados nos dois jogos) o primeiro critério de desempate é o número de cartões vermelhos que cada clube recebeu no confronto, quem tiver menos cartões avança de fase, se ocorrer novo empate a vaga será de quem recebeu o menor número de cartões amarelos. Essa regra além de não ter lá muita justiça coloca uma pressão a mais no fraco quadro de árbitros do futebol pernambucano, era notório o medo/apreensão dos árbitros para dar cartões, não tinha nem 10 minutos de jogo e Martinez do Náutico deu uma entrada duríssima em Jefferson Maranhão, jogada essa que é determinação da FIFA que seja punida com amarelo (carrinho com as travas da chuteira pela frente) e da forma que foi cabia, e muito bem, um cartão vermelho, mas o juíz só deu a falta e isso foi só um exemplo. Faltas fazem parte do jogo, com essa regra aquela falta que o seu zagueiro fez para parar um contra-ataque pode valer tanto quanto o gol que ele recorreu à uma ação faltosa para evitar. "Ah, mas fazer falta é errado" É errado e, apesar de muitas vezes não ser, deve ser punida com uma advertência em campo, não uma perda de classificação.

BINGO!
Para piorar tudo se houver empate no número de cartões vermelhos e amarelos a vaga será decidida num sorteio. ISSO! A classificação do seu clube pode depender da sorte. Quando eu fiquei sabendo dessa regra eu imaginei que os cartolas da FPF devem achar que pênalti é sorte (o que não é!) e já que é tudo sorte eles resolveram ganhar tempo com um sorteio ao invés de algumas cobranças de penalidades. Eu imagino o circo: o presidente da FPF entrando em campo com um globo de bingo para decidir quem vai para a final. Patético, não?

Felizmente não vimos isso nas semifinais do Pernambucano. O Sport passou do Ypiranga com duas vitórias, sem discussão. O Santa Cruz se classificou na regra dos gols fora, que eu repito: é outra idiotice, mas se classificou na bola, apesar da arbitragem desastrosa do Sr. Gilberto. Justo ou não (eu acho que o Náutico merecia se classificar, foi mais time nos dois jogos) pelo menos as classificações de Sport e Santa, que fazem a 3ª final consecutiva, se decidiram com a bola rolando. Pelo menos na final a FPF não inventou nada, teve essa novidade de terceira partida em caso de resultados iguais, mas isso eu não acho ruim.

domingo, 14 de abril de 2013

Copo meio cheio

Depois de uma sequência tenebrosa de jogos que terminou com o time visivelmente andando em campo contra o Ypiranga, finalmente chegou ao fim a era Vágner Mancini nos Aflitos. Depois de ser humilhado pelo Crac em Catalão com o fraco Levi Gomes no comando, contrariando a Lei de Tiririca ("Pior que tá não fica"), o substituto foi escolhido. Trata-se de Silas, que fez um excelente trabalho no Avaí, mas que não teve grandes sequências em outros clubes. Entre os nomes que o Náutico podia pagar, um dos melhores possíveis.

Silas no Avaí

De cara, ele não terá uma missão das mais fáceis. Tirar a diferença de 2 gols pela Copa do Brasil para evitar um vexame e encarar o Santa Cruz, que é a equipe mais "redonda" da competição, nas semifinais do Pernambucano. A questão é: mesmo terminando na frente e com um elenco mais caro, o Náutico não é tratado como favorito no confronto. Além disso, desde que o sistema de semifinais foi implementado no estadual, quem passou por clássico nas semifinais não foi campeão. Dá pra reverter isso e chegar forte numa decisão depois de 3 anos? É difícil, mas sim.

As semifinais do estadual começam, na prática, para o Náutico na quinta-feira diante do Crac. Caso o time consiga uma virada ou até seja eliminado jogando um bom futebol, a confiança (a palavra mais importante para o time nessa reta final de campeonato) começa a voltar e isso será vital para um bom desempenho alvirrubro no jogo de ida no Arruda. E lá, é importante demais segurar o Santa pra decidir a sorte nos Aflitos, onde Silas terá uma semana sem jogos pra conhecer melhor o elenco e tentar corrigir os vários erros de posicionamento que Mancini deixou como legado.

 Silas no Náutico

Em 2012, o time não conseguiu nada disso com Gallo (não reverteu a vantagem que o Fortaleza abriu no jogo de ida, nem passou de fase nas semifinais do Pernambucano), porém, o time era bem pior e a situação bem mais complicada (depender de Siloé e Rodrigo Tiuí para fazer os gols é algo muito triste). Dessa vez, Silas terá a sua disposição a volta de Maranhão para solucionar os problemas da lateral-direita (VOLTA PRO MEIO AUREMIR!), espero que tenha a sorte de contar com Jean Rolt na zaga e o bom senso de barrar Felipe no gol.

O momento é de dar um passo de cada vez, sem cair em desespero e fazer dessa primeira (e importante) semana de trabalho de Silas, o início da retomada de um caminho que parecia perdido.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

UCL: Espanha x Alemanha

O sentimento de todos: De olho na taça da Liga. Torcida do Borussia fazendo bonito.


Terminaram hoje as quartas-de-final da Liga dos Campeões e podemos dizer que sem zebras. Real Madrid, Barcelona, Borussia e Bayern confirmaram seus favoritismos e chegaram às semifinais, mas não podemos dizer que foi fácil para eles. 

O Real viu a classificação ameaçada, depois de vencer a primeira partida por 3x0 em Madrid e abrir o placar no jogo de volta, na Turquia, viu o Galatasaray marcar 3 vezes e coloca um ponto de interrogação na vaga espanhola, felizmente para o Real o Galatasaray não conseguiu furar mais a defesa madrilenha (até conseguiu, mas Drogba estava impedido) e a vaga foi selada com um gol de Cristiano Ronaldo já nos acréscimos. A diferença técnica entre os clubes é notória, até por isso quase ninguém apostava no Galatasaray para eliminar o Real, eu apostei nessa zebra e perdi, mas assim como os jogadores do time turco perdi de cabeça erguida afinal o time mostrou que pode sim bater de frente com o Real e que a goleada sofrida no jogo de ida foi, podemos assim dizer, um ponto fora da reta que custou muito caro.

Na Alemanha, o Borussia recebeu o Málaga em situação meio complicada visto que se tomasse 1 gol seria obrigado a vencer a partida, do contrário a vaga ficaria com o estreante espanhol devido a essa regra idiota do gol fora de casa e o pesadelo alemão se tornou realidade, o Málaga abriu o placar com Joaquin, mas com um bela passe Reues colocou Lewandovski na cara do gol e empatou a partida, no 2º tempo Eliseu, impedido, marcou mais um para o Málaga e a torcida do Borussia praticamente viu a vaga escapar em casa, mas o jogo só termina quando acaba (sério?) e no fim da partida Reues empatou o jogo e nos acréscimos Felipe Santana colocou o time alemão na semifinal com muita controvérsia, além de Felipe Santana estar impedido ao marcar o gol, no mesmo lance houve outro impedimento de QUATRO jogadores do Borussia no cruzamento de Lewandovski, o impedimento do gol em si até dá pra relevar que foi difícil, mas esse primeiro impedimento foi um absurdo de grande, mas o Borussia não tem nada a ver com isso e está nas semifinais. Desde a primeira rodada da Liga eu venho dizendo que esse time do Borussia vai fazer bonito nessa Liga e não errei desta vez, vem jogando bem desde o ano passado e começou a temporada bem demais na Champions ficando em 1º no grupo do Real Madrid e Manchester City e manteve o nível durante as fases seguintes, sempre organizado, rápido e com muita força ofensiva. O Málaga também fez um boa Liga dos Campeões e foi muito longe a meu ver, até acho um time bom, mas não apostei na sua classificação para as semi, fez história em sua primeira participação.

O Barcelona, sem Messi, sofreu pra eliminar o PSG no Camp Nou, o time francês jogou muito bem, principalmente no primeiro tempo, mas o Barcelona ligou o Gameshark colocando Messi pra jogar, aí fica fácil. Brincadeiras à parte é inegável que Messi traz ao Barcelona um nível técnico maior, mas a sua maior importância no time é a confiança de seus companheiros e o medo dos seus adversários, ele não fez muita coisa nos pouco menos de 30 minutos que esteve em campo, iniciou a jogada do gol, mas não foi nada de extraordinário, só que a postura do time espanhol mudou, o Barcelona iniciou a partida errando demais, nervoso, o que não é comum de ver, Daniel Alves voltou a jogar a bolinha que vinha jogando, Iniesta errando passes, Xavi perdendo a bola com facilidade, era estranho, o PSG aproveitou e fez o primeiro com Pastore, aí Tito Vilanova resolveu que deveria colocar Messi, mesmo não estando 100% e o Barcelona mudou, não porque Messi foi genial ou algo do tipo, mas porque o Barcelona com ele em campo se acalmou, jogou como costuma jogar e empatou a partida com Pedro, após jogada iniciada por Messi e um passe de Villa, além disso o PSG passou a se amedrontar perante o Barcelona com Messi, até teve algumas chances de desempatar a partida, mas nada de muito perigoso. A patética regra do gol fora de casa novamente aparece, Barcelona e PSG haviam empatada em 2x2 em Paris e aparentemente esses 2 gols do Barcelona lá valem mais, seja lá porquê.

O jogo mais imprevisível da rodada, para mim, acabou sendo o mais fácil, o Bayern confirmou a excelente fase e despachou a Juventus com um duplo 2x0.

Pelas regras da competição todas as combinações são possíveis, não importa se os times são do mesmo país os jogos serão decididos por sorteio, diferente da Libertadores, por exemplo, onde se dois times do mesmo país chegarem às semifinais eles são obrigados a se enfrentar. O sorteio será na sexta-feira às 7h de Brasília e adianto aqui que gostaria muito de ver uma final alemã, mas um Real x Barcelona na final da maior competição do mundo seria, no mínimo, surreal.

segunda-feira, 18 de março de 2013

Castigo

No momento em que Sandro Meira Ricci apitou para o início do clássico de ontem na Ilha, a confiança que eu tinha nos dias antecedentes ao jogo simplesmente sumiu. Passei a achar que um empate não era má idéia e, acreditem, isto não tinha nada a ver com o restrospecto recente do Náutico na casa do Sport ou por achar o time do Sport superior. O que ocasionou a falta de confiança? A escalação, pois constatei que tínhamos os seguintes problemas de última hora pra resolver.

- Ausência de Maranhão e entrada de Auremir: Perdemos nossa principal válvula de escape pelos lados do campo e mais uma vez Auremir entrou na lateral, continuando seu processo de fritura.
- Ausência de Jean Rolt e entrada de Luís Eduardo: Perdemos nosso melhor zagueiro e entramos com um zagueiro bastante meia boca no seu lugar. Além do fato de que o outro zagueiro (Alison) estava voltando de uma longa suspensão, sem ritmo de jogo.

Aí a pergunta, mas só isso fez tua confiança baixar? Sim, "só" isso. Essas duas importantes baixas aconteceram no dia do jogo, o Náutico entrou com uma defesa que não havia sido treinada durante a semana, ficou sem saída pelas laterais (Auremir e Douglas não são grandes apoiadores) e dependeria da fase iluminada de Rogério e Élton para arranjar alguma coisa na Ilha, além de torcer para que a má fase ofensiva do Sport continuasse.

Era torcer que uma coisa dessa acontecesse, até aconteceu, mas..

Apesar do futebol não ser uma ciência exata, depois de um tempo você já imagina como alguns jogos vão se desenrolar e o óbvio aconteceu. Toda bola aérea do Sport dava uma mini-parada cardíaca nos alvirrubros e o time não conseguia agredir porque os laterais não subiam bem, além do time mostrar mais uma vez uma lenta transição entre defesa e ataque.

Mesmo assim, mais uma vez o ataque mostrou eficiência, Rogério acertou um petardo da entrada da área e nos colocou na frente. Bastava torcer pra defesa não fazer merda, mas, em (mais uma) saída errada de Felipe do gol, Hugo logo empatou. Na medida do possível o Náutico foi segurando o Sport. Mancini corretamente tirou o opaco Vinícius Pacheco e colocou Marcus Vinícius que fez mais que VP no jogo inteiro. Deu um belo passe pra Rogério que driblou Magrão, mas chutou para fora e deu um chute perigoso de longe.

Eis que Alison saiu machucado, Martinez saiu cansado e Mancini simplesmente não teve o que fazer. Colocou o, cada vez mais sem confiança, Alemão e promoveu a estréia de Rodrigo Souto. Mesmo com tudo isso estavámos a 10 minutos de um empate, mas a cota de merda já tava prestes a estourar e estourou. Elicarlos (Porque logo tu, Eli?) optou por fazer uma proteção de bola num lance onde era só jogar a bola fora pra lateral, Lucas Lima tomou a bola e rolou para Felipe Azevedo acabar com o jogo.

Logo tu, Eli? =/

E agora? Para mim, a fase de testes do time acaba nesta quarta contra o Central em Caruaru. Depois disso, Mancini terá um bom tempo para treinar o time, a obrigação de definir de uma vez por todas seu esquema de jogo para a reta final do campeonato e corrigir os problemas que o Náutico tem, principalmente a lentidão na armação das jogadas. A partir do clássico contra o Santa, os erros de ontem não serão mais tolerados.

domingo, 17 de março de 2013

Virada rubro-negra!


Justiça. 

Essa palavra descreve bem o que foi o Clássico dos Clássicos hoje na Ilha do Retiro. O Sport conseguiu uma vitória importantíssima e merecida. Foi melhor durante grande parte dos 90 minutos de jogo, envolveu o, ainda, líder isolado do campeonato em todos os aspectos da partida e saiu premiado com uma vitória de virada.

O Sport começou a partida imprimindo seu ritmo como deveria ser, afinal jogava em casa, teve a chance de abrir o placar numa boa jogada do ataque leonino que terminou com um "peixinho de peito" de Rithelly para uma boa recuperação do goleiro alvirubro Felipe que tirou a bola em cima da linha. Alguns minutos depois, na primeira chegada ofensiva do clube alvirubro, Rogério recebeu na entrada da grande área e acertou um belo chute no ângulo direito de Magrão, que a meu ver poderia ter pegado a bola, mas enfim... 1x0 Náutico. Depois disso o Sport passou alguns minutos para assimilar o gol tomado, aquele velho apagão conhecido do time, mas para o bem do Leão a zaga vinha fazendo a sua parte e após alguns minutos de domínio da posse de bola para o Náutico e muitos erros ofensivos do Sport o rubro-negro voltou aos trilhos. Atacou, foi pra cima, enquanto lá atrás Gabriel, Maurício e Tobi seguraram muito bem as tentativas ofensivas do Náutico. O empate veio com um jogador que eu não quero mais ver jogando com a camisa rubro-negra, mas que eu tenho que admitir: jogou muito bem. Hugo, aproveitando o rebote numa cobrança de escanteio estufou as redes de Felipe. A torcida do Sport sentiu o coração parar no fim do primeiro tempo com uma cobrança de falta de Rogério que desviou na barreira e por muito pouco não engana Magrão.

No segundo tempo o Sport voltou jogando da mesma forma que terminou a primeira etapa. Criou várias chances de gols, mas esbarrava vezes nos próprios atacantes, vezes na zaga e no goleiro Felipe, mas não deixou de atacar nem deu espaços na defesa, foi o melhor jogo do sistema defensivo do Sport no ano sem sombra de dúvidas. O Náutico praticamente só levava perigo em bolas paradas, mas nada de muito agressivo. Felipe Azevedo acertou o travessão aos 15 minutos do 2º tempo em mais uma boa jogada do Leão. Depois disso Sérgio Guedes promoveu a entrada de Lucas Lima no lugar de Hugo, que saiu bastante aplaudido, o meio campo do Sport ganhou em velocidade e foi pra cima do Náutico de novo, até que Elicarlos foi desarmado por Lucas na ponta esquerda da área alvirubra, entrou na área e tocou voltando pra Felipe Azevedo que dessa vez não perdeu, virada rubro-negra e festa na Ilha. Daí pra frente o Sport se manteve calma, continuou não dando espaços e por pouco não amplia a vantagem com Mateus Lima. Fim de jogo na Ilha, Náutico continua líder, mas a diferença para o vice-líder Sport é de apenas 1 ponto.

No "segundo" teste de Sérgio Guedes ficou claro no jogo de hoje que o time respondeu muito melhor a ele do que a Vadão e não entro nem no mérito da motivação, mas taticamente o time foi bem melhor postado ofensivamente e principalmente defensivamente, o melhor do jogo para mim hoje foi Gabriel que ganhou todas de Elton, artilheiro do campeonato. A entrada de Cicinho deu mais força ofensiva para o Sport e a cobertura das subidas do lateral também foi muito bem feita por Gabriel e Rithelly. Não tem como apontar um jogador que foi mal porque o time como um todo jogou muito bem. Claro, ainda é muito cedo para dizer que o Sport terá sucesso com Guedes, mas já foi um começo.

Kimi surpreende e vence na Austrália

Ao contrário de todos os prognósticos que indicavam que a temporada de 2013 seria uma espécie de continuação da temporada 2012, a Fórmula 1 teve um começo bem diferente de como terminou na última volta do espetacular GP do Brasil do ano passado.

No treino de sábado, que aconteceu no domingo devido a uma versão moderna da chuva que Noé enfrentou ter caído em Albert Park, o estampa-latinhas de energético Vettel assustou todo mundo, colocando 0s4 no companheiro de equipe (Webber) e 1s nas Ferraris de Massa e Alonso. Fato útil: 3ª corrida seguida que Massa larga na frente do espanhol.

Ferrari: Olha aqui a diferença no treino ó

Quando tudo indicava que seria mais um passeio das latas de energético sobre rodas, o que se viu foi um Vettel com muita dificuldade em impôr um bom ritmo de corrida sendo seguido de perto pelas duas Ferraris e Raikkonen. E Webber depois de uma péssima largada, ficou apagado no pelotão intermediário.

Raikkonen aproveitou do fato de sua Lotus ser o carro que menos desgasta os pneus, fez uma parada a menos que os adversários e levou a corrida sem muito esforço com direita a volta mais rápida. Alonso foi bem esperto ao fazer a 2ª parada antes de todo mundo e ganhou as posições de Vettel (3º) e Massa (4º), ficando em 2º.

Raikkonen num momento de instrospecção

Então, vamos aos pitacos do que aconteceu hoje:
- A Red Bull não mostrou um bom ritmo de corrida. Vettel várias vezes fritou os pneus para segurar quem vinha atrás e Webber não conseguiu sequer se livrar do meio do pelotão. Não é para se preocupar ainda, porque o carro tá no nível dos outros, mas se corrigir isso, vai ser difícil segurar os rubro-taurinos.

- A Ferrari foi competitiva. Massa foi bem combativo e mostrou que manteve a ascendente do fim da temporada passada, além de se classificar e não permitir que Alonso conseguisse passar, só pecou em atrasar demais a 2ª parada. Alonso fez uma corrida cerebral, esperou a hora certa para ganhar as posições de Massa e Vettel e mereceu o segundo posto.

- O que aconteceu com a McLaren? O carro parece mal nascido e  Button não é o "cara" para tirar os prateados desse limbo. Imagino a saudade que eles devem sentir de Hamilton, que parece que vai botar Rosberg no bolso. Acho que a Mercedes acertou em cheio na contratação do pegador de Pussycat Dolls.

- Force India andando bem, nesse começo vai brigar com a McLaren pelo posto de 5ª força. Sutil fez uma corridaça, o destaque negativo foi o péssimo desempenho do carro com penus supermacios. Uma pena o péssimo desempenho da Williams. Pobre Maldonado, acho que erraram a mão no carro.

- Raikkonen foi fabuloso, lidou bem com o desgaste dos pneus e controlou a corrida quando assumiu a ponta. Impressionante este retorno do homem de gelo para a F1, não basta ser carismático e soltar verdadeiras pérolas pelo rádio durante as corridas, tem que vencer também. Se a Lotus mantiver o desenvolvimento do carro e dar um carro que ele possa combater a Red Bull e a Ferrari, ele briga diretamente pelo título contra Vettel e Alonso.


 Enfim, foi só a primeira de 19 corridas. Semana que vem, tem mais na Malásia.

quinta-feira, 14 de março de 2013

Ele voltou!


Não! Não foi o exterminador do futuro, Sérgio Guedes voltou ao Sport. O treinador vem para assumir o posto de Vadão e já não era sem tempo, estava mais do que claro que Oswaldo Alvarez não tinha condições de ser técnico do Sport, não que a culpa da má fase seja exclusivamente dele.

A escolha de Sérgio Guedes foi muito bem acertada, a meu ver. Na única passagem dele na Ilha foi muito bem, recuperou o time e deu chances reais de se salvar do anunciado rebaixamento. Infelizmente o time caiu para a Série B, mas seu trabalho foi muito elogiado por todos e merecido. Apesar de eu achar que quem realmente deu cara de time para o Sport foi Waldemar Lemos, Guedes complementou muito bem o trabalho dele no quesito motivacional, tanto que o time taticamente não mudou muita coisa de um pra outro, mas a pegada era diferente, o time parecia jogar com mais vontade, mais garra.

Agora, a grande pergunta é: Conseguirá Sérgio Guedes fazer um bom trabalho dessa vez? A situação é diferente, é verdade, no ano passado ele não tinha nada a perder, se fosse rebaixado não ia fazer muita diferença porque o rebaixamento era anunciado, se conseguisse livrar o time da degola viraria herói, então só tinha a ganhar, trabalhou meio que sem pressão, desta vez ele pega um Sport desacreditado, desmotivado e com pressão para melhorar o desempenho e, principalmente, os resultados.

Na minha humilde opinião foi uma cartada perfeita da diretoria, além de trazer um técnico que já mostrou que sabe o que fazer, Sérgio Guedes é um treinador que grande parte da torcida rubro-negra gostaria, assim consegue trazer de volta a torcida que andava bastante desgostosa, e com razão, com o time. O primeiro "teste" foi ontem, contra o Petrolina, o time jogou mal e empatou em 0x0, obviamente Sérgio Guedes não teve exatamente culpa nisso, tinha acabado de chegar ao clube, assim como não teria totais méritos se o time ganhasse, não teve tempo pra montar o "time dele". O início do trabalho é contra o Náutico, domingo, na Ilha do Retiro, jogo difícil, o Náutico vem muito bem e é favorito para a partida, mas como diria Jardel: "Clássico é clássico e vice versa". O jeito é esperar e torcer pela recuperação do Leão e rumar de volta a Série A.

segunda-feira, 11 de março de 2013

A fantástica fábrica de artilheiros

O Náutico mostrou uma significativa melhora nos últimos dois jogos. Tá certo que o time ainda mostra uma lentidão na transição de bola da defesa para o ataque, mas os grandes pontos a se destacar é que o Náutico é um time que sabe aproveitar as chances quando elas aparecem, além de estar mais equilibrado em campo.

Contra o Salgueiro, jogo amarrado até o terço final do 1º tempo, aquele jogo onde o editor de melhores momentos pega até imagem de lateral cobrado em câmera lenta para preencher espaço, eis que a zaga do Salgueiro sai errado com a bola, Rogério intercepta e acha Élton na área para fazer 1x0. Dancinhas marotas a parte, o jogo é reiniciado e o zagueiro salgueirense se atrapalha num recuo de cabeça e Rogério faz 2x0 decidindo o jogo.

Contra o Belo Jardim, história parecida. Zagueiro sai jogando errado, Rogério intercepta, puxa para a direita e chuta para fazer 1x0, começando o caminho para a vitória. Os números do ataque são bons, mesmo levando em conta o nível dos adversários, 39 gols em 13 jogos (3 gols por jogo) com Élton liderando a artilharia com 12 gols e Rogério (powered by Feijão Turquesa) com 6.

Tal fase não mostra só o bom momento ofensivo do time, mas também constata uma fama que o Náutico adquiriu nos últimos anos, num passe de mágica meros desconhecidos transformam-se em artilheiros perigosos. A grande questão é, como isso acontece?

Atacantes do Náutico: Como treinam? O que comem? O que botam na água dos Aflitos?

Para focar só nos mais recentes, temos a lista: Kuki, Felipe, Acosta, Gilmar, Wellington Tanque, Bruno Mineiro, Bruno Meneghel, Kieza e agora, Élton. Tirando o próprio Élton que já foi muito bem no Vasco e Bruno Mineiro que fez um baita Brasileirão pela Portuguesa no ano passado, os demais tiveram como grande momento nas suas carreiras a passagem pelo Clube Náutico Capibaribe.

O primeiro aspecto é que o clima do Náutico costuma ser bom, mesmo nos tempos de liseu. É muito comum alguns diretores se tornarem amigos próximos dos jogadores que passam por aqui, até Jorge Henrique, que chegou a acionar o Náutico na Justiça (caso parecido com o de Rogério), diz que quer encerrar a carreira no Náutico. Esse bom clima, alivia a pressão e resulta em confiança, item primordial para qualquer atacante deslanchar.

Além disso, hoje o clube tem como treinador de finalização, nada mais, nada menos que Kuki, o homem que conhece todos os atalhos para se ter sucesso no Náutico, desde chutes certeiros até a forma de se relacionar com a torcida. Tem se tornado comum os atacantes alvirrubros agradecerem ao baixinho alguns de seus gols.

Esse sabe das coisas

Porém, o principal motivo é que mesmo com as mudanças de técnicos durante todos esses anos, o Náutico tem um DNA ofensivo. Isso é bom para quem gosta de ver grandes jogos, mas um verdadeiro pesadelo para competições mata-mata. É comum o time, de maneira totalmente insana, partir pra cima mesmo ganhando.

Não é nada surpreendente constatar que o treinador de maior sucesso na história recente do clube (Muricy Ramalho) ser um cara conhecido pelas vitórias fazendo apenas o necessário, sem show. O normal se tratando de Náutico é que o time faça (e leve) muitos gols. Times ofensivos fazem artilheiros, mas times equilibrados conquistam títulos. Por isso, não é díficil constatar que de todos os artilheiros citados neste post, o único que conseguiu conquistar títulos para o clube foi Kuki.

 Ambos fizeram muitos gols pelo Náutico, maaaaaaaaaaaaas

E é isso que definirá as chances do Náutico, caso o time concilie a força ofensiva com certo equilíbrio na defesa, o time chega muito forte na disputa pela taça. Vágner Mancini parece saber disso e priorizou uma defesa mais forte nos últimos dois jogos com a entrada de mais um volante. O resultado foi que a meta de Felipe não foi vazada e o time não perdeu tanta força ofensiva, mesmo criando menos chances, soube aproveitar as que apareceram.

Nas próximas rodadas o Náutico deve começar a mostrar sua cara. Se vai seguir aqueles times que atacam desesperados para fazer um gol atrás do outro esquecendo da defesa ou se vai seguir o exemplo dos times de Muricy Ramalho que mostrava, acima de tudo, eficiência para conquistar um título que não vem faz tempo.

sexta-feira, 8 de março de 2013

O que será que ele quer?

Bivar, você tá tramando o quê?

Hoje surgiu uma notícia um tanto quanto polêmica, Luciano Bivar, presidente do Sport, anunciou que pagou para que o volante Leomar fosse convocado para a Seleção Brasileira em 2001. Disse que pagou uma comissão para assegurar a convocação do volante para a disputa da Copa das Confederações em 2001. Eu não sei exatamente o que ele quer com essa declaração, mas Bivar é macaco velho, ele não ia simplesmente jogar isso ao vento sem algum motivo, tem merda acontecendo por aí. Ele, com essa declaração, colocou o nome de muita gente em cheque, entre eles Leomar, Leão (técnico da seleção na época), Antônio Lopes (diretor de seleções na época), Ricardo Teixeira e, pior, do Sport Club do Recife. O presidente rubro-negro não quis citar os nomes (ou o nome) das pessoas a quem a convocação teria sido paga.

Como disse Romário, hoje mesmo via Twitter: "O presidente do Sport teve coragem de vir a público e comprovar o que venho falando há muito tempo: cartel na Seleção." eu concordo. Mas a troco de quê? Duvido muito que ele tenha falado isso sem segundas intenções ou "para alertar os brasileiros". Na melhor das hipóteses foi pra tirar o foco do péssimo momento que o Sport vive.


Fora esse fato muito se falou da passagem de Leomar na seleção, a famigerada "Era Leomar", que acabou com uma fraca campanha da equipe na Copa das Confederações 2001 sendo eliminada pela França nas semifinais e ficando com o 4º lugar perdendo para a Austrália. Leomar foi escolhido como "símbolo" desse fracasso, talvez por ser o único jogador fora do eixo porque jogar mal ele não jogou, pelo menos não pior que alguns outros. Vale salientar que para essa Copa das Confederações o então técnico Emerson Leão não podia convocar jogadores que jogavam fora do Brasil, nem de alguns clubes brasileiros, não sei exatamente o porquê, mas isso realmente dificulta o trabalho, as pessoas às vezes esquecem isso quando lembram dessa convocação. Apesar disso, eu concordo com a convocação de Leomar e não porque sou rubro-negro, mas porque ele vinha jogando realmente bem, ele merecia uma convocação pela excelente temporada que fez em 2000 e que vinha mantendo o nível em 2001, com as restrições impostas ele seria nome certo na lista, a meu ver, mas como todos sabem não é nada fácil um jogador de um clube nordestino ser convocado e Bivar foi lá e "comprou" a convocação. Ironicamente ao agir de forma totalmente errada, Bivar assegurou que fosse feita justiça com Leomar. Diferentemente do que eu acho que acontece no caso de convocações como esses bostinhas que aparecem no Flamengo, Corinthians, Vasco que vez por outra são convocados pra seleção e, na minha cabeça, só estariam lá via mutreta das grandes pra tentar uma transferência gorda. 

O pior disso tudo é que Bivar, como disse anteriormente, colocou em cheque o nome de uma instituição: Sport Club do Recife. É um prato cheio para os teoristas de conspiração falarem mal do Leão por anos e anos.



domingo, 3 de março de 2013

Até que foi bom.

Central 0 x 1 Sport. O placar não foi dos melhores, mas pelo menos o Sport jogou bem na maioria do tempo. O que mais me preocupa são esses apagões que o time sofre, o Sport começou o jogo muito bem, tocando a bola, marcando certinho, teve duas chances de gol, uma com Marco Aurélio (que perdeu um gol feito) e uma com Felipe Azevedo chutando a bola na trave. Depois disso apagou, errou muito passes, falhou na marcação e foi por muita sorte e uma boa defesa de Magrão, que o Central não abriu o placar. Voltou pro segundo tempo um pouco mais ligado e retomou as rédeas da partida, abriu o placar com Roger e poderia ter sido mais não fosse o preciosismo do atacante rubro-negro em outra jogada. Ganhou, não convenceu de fato, mas jogou bem.

Essa partida marcou a estréia de Sandrinho como titular do Sport e o garoto não deixou passar a oportunidade, mostrou que tem bola pra ser titular (espero que Vadão também tenha visto isso) e saiu aplaudido de campo ao ser substituído no 2º tempo. Fez boas jogadas e me pareceu bem tranquilo em campo, apesar da necessidade da vitória do Sport. Foi bom também ver Moacir jogando bem na lateral, ainda não concordo com Cicinho na reserva, mas Perna de Sabiá mostrou que a briga ali pode ser boa. De Reinaldo no banco eu não vou nem falar de novo, não sei o que ele tá fazendo ali, num era pra ser nem jogador de futebol, René, que eu venho pedindo na lateral esquerda desde o ano passado, não foi sensacional, mas jogou pro gasto e isso já é muito mais do que Reinaldo fez desde que chegou no Sport. Maurício me deu mais segurança na zaga do que Mateus.

Vamos ver agora como o time se mantem, jogar bem uma partida não vai ajudar em nada na competição.

Outros resultados do Pernambucano:

Náutico 5 x 3 Chã Grande
Santa Cruz 0 x 1 Salgueiro
Petrolina 2 x 3 Ypiranga (Virada sensacional do Ypiranga)
Belo Jardim 1 x 1 Porto
Pesqueira 2 x 1 Serra Talhada

sexta-feira, 1 de março de 2013

É amanhã! Brasil estreia contra Japão!




A seleção brasileira de beisebol já está no Japão para o início da World Baseball Classic (WBC). Nesse meio tempo, ela participou de dois amistosos contra duas equipes do beisebol profissional nipônico. O primeiro jogo contra Orix-Buffaloes terminou com um placar de 7 x 2 para a equipe da casa, com o Brasil chegando a liderar até a quinta entrada. Já o segundo jogo, contra o Softbank Hawks, terminou com outra derrota canarinha, dessa vez 2 x 0.
As notícias ruins não param de aparecer. As estrelas brasileiras, Yan Gomes (Catcher e único Major Leaguer brasuca) e Luiz Gohara (Arremessador, 16 anos) não foram inscritos para o torneio, provavelmente por causa das suas equipes norte americanas, que tem a opção de veta-los, pensando em possíveis lesões.
As chances nunca estiveram ao nosso favor, mesmo... Não vai ser agora que vamos desanimar! O Brasil estreia no WBC nesse sábado contra o Japão, campeão das únicas duas edições do torneio, as 7 horas da manhã, horário de Brasília. O jogo será transmitido diretamente do Japão pelo canal Sports+. Esse canal é exclusivo da Sky em 228 para HD e 28 normal.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Médico ou monstro?

Depois de cumprir a obrigação e vencer o torneio de pré-temporada (também conhecido como 1º turno do Campeonato Pernambucano), o Náutico mostrou duas caras neste início de 2º turno. A questão principal é: Qual é o verdadeiro Náutico. Aquele que atropelou o Petrolina ou aquele que perdeu pro Pesqueira? Nem uma coisa, nem outra.

No jogo contra o Petrolina, o Náutico só conseguiu deslanchar mesmo no 2º tempo, quando Rogério resolveu tocar o terror. O time mostrava seus pontos fracos com o goleiro Felipe e o zagueiro Luiz Eduardo bem inseguros quando acionados. Auremir provando a cada dia que deve voltar pra volante urgentemente e um Bruno Collaço que, apesar de não estar jogando mal, não empolga. De positivo, o time funcionou bem demais do meio pra frente (SÉRIO? VOCÊ JURA? Parabéns, mestre do óbvio).

No jogo contra o Pesqueira, apesar de perder pra um time que os juniores venceram no 1º turno por 3x1 sem muitas dificuldades e que, a julgar pelo jogo dos Aflitos, conta com a torcida mais legal do campeonato (Sabe aquele jogo de 5ª série que as mães e amiguinhos vão torcer daquele jeito bem típico com gritinhos, músicas engraçadas e entusiasmo infantil? Pronto, era a torcida do Pesqueira. Simpatia gratuita). Porém, Élton continua a se mostrar matador e Rogério voltou com o capeta no couro após o sumiço. De defeito, adivinhem? Goleiro inseguro, zagueiro falhando em lances cruciais, Auremir sendo driblado facilmente no lance do 2º gol, mais do mesmo.

Única foto boa que mostra a melhor torcida do campeonato.

O caminho do Náutico para o fim do jejum de títulos passa pela capacidade de Vágner Mancini de acertar a defesa. No gol, Felipe vai continuar matando a torcida de raiva, acho Gideão um pouquinho melhor, mas não resolve o problema de que os nossos goleiros são, com muita bondade, os 4º e 5º melhores do estado. Na zaga, com a volta de Jean Rolt, a dúvida é quem vai ser o melhor companheiro de zaga entre Alison e Alemão (creio que Alison). Nas laterais, por favor Auremir VOLTE PRA SER VOLANTE, Douglas Santos já deveria ter recuperado a titularidade e Maranhão deve assumir a outra lateral. Além disso, o bom Rodrigo Souto foi contratado e deve ajudar na proteção da zaga junto com Eli e Martinez.

Auremir: Jogador de futebol, modelo, MAS VOLTA PRA LATERAL, POR FAVOR!

O ataque já temos. Élton tá subindo de produção sem Kieza e Rogério comeu feijão durante o sumiço (nem lembra aquele jogador que só chutava fraco). O último nome é que vai ser a grande incógnita pra o resto da campanha, o Náutico tem que decidir se investe o dinheiro que a saída de Kieza deixou nos cofres do clube em um meia que resolva os problemas do time ou em um atacante velocista pra jogar na ponta oposta a de Rogério pra ajudar a servir o nosso pivô Élton. Eu traria um bom atacante.

Outra grande incógnita é Vágner Mancini. Tem complicado jogos fáceis, porém levando em conta a quantidade de problemas que ele enfrentou nesse começo de trabalho (lesões de Rolt e Martinez, saída de Kieza, sumiço de Rogério), acho que ainda não dá pra cravar se ele tá fazendo um bom ou mal trabalho, mas daqui a algumas rodadas será cobrada uma evolução do time, conforme as peças forem voltando. Afinal, um time com: Gideão, Maranhão, Rolt, Alison, Douglas, Eli, Souto, Martinez, Giovanni, Rogério e Élton deve ser mais do que capaz de bater um Santa Cruz enfraquecido e um Sport em crise.

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Champions League 2012/2013



Fazia um bom tempo que eu não acompanhava futebol europeu, via poucos jogos, geralmente da Champions League. Essa temporada resolvi voltar a assistir, claro que não vejo tudo até porque eu tenho uma faculdade atrasada pra terminar. Acompanho quando dá o Campeonato Ingles, Espanhol, Champions League, Liga Europa e poucos jogos do Campenato Alemão. Não tenho saco pra Campeonato Italiano, há algum tempo tá uma bosta. E, claro, eu não vou perder meu tempo assistindo QPR x Wigan, quando eu poderia estar dormindo.

Mas esse post é exclusivo para falar da Champions League que chegou nas suas oitavas-de-final com os jogos de ida sendo disputados nas duas últimas semanas. Obviamente não assisti todas as partidas, até porque algumas eram no mesmo horário. Acompanhei Valencia x PSG, Arsenal x Bayern Munich e Milan x Barcelona e, como era de se esperar, foram ótimas partidas. Abaixo uma pequena análise das partidas e eu vou dar uma de vidente pra ver se acerto alguma coisa para as partidas de volta.

Valencia 1 x 2 PSG: Domínio do time francês. Confirmou a boa campanha (5 vitórias e 1 derrota, terminando em primeiro no grupo A) com uma boa vitória na Espanha e poderia ter definido a classificação já nessa partida, mas tirou o pé no segundo tempo. Não fosse o gol de Rami aos 90 minutos de partida o Valencia provavelmente poderia já começar a pensar na Champions da próxima temporada. Ainda há esperança, mas acho muito improvável que o time espanhol consiga reverter essa situação no Parc des Princes. Pra mim, PSG passa.

Arsenal 1 x 3 Bayern: Um primeiro tempo arrasador do Bayern e para esquecer do Arsenal. O time inglês conseguiu a marcar de ZERO chutes a gol no primeiro tempo. Resultado, voltou para o provavelmente luxuoso vestiário do Emirates Stadium perdendo por 2x0 (Tony Kroos aos 7 e Muller aos 21) fora o baile. No segundo tempo o Arsenal voltou mais ligado e fez um gol rapidinho com Podolski, mas Mandzukic, o croata que colocou Mario Gomez no banco, fez um gol cagado (quando a fase é boa...) e fechou o placar em 3x1 colocando, pra mim, o Bayern nas quartas.

Milan 2 x 0 Barcelona: Há algum tempo eu comentei com alguns amigos que achava o jogo do Barcelona chato. Obviamente quase me batem, mas enfim, esse negócio de tocar, tocar, tocar e tocar mais um pouco ás vezes é bonito de ver, temporada passada e em 2011 me enchia os olhos ver o Barcelona jogar, mas com o tempo foi ficando monótono, previsível, chato mesmo. Depois que o Chelsea eliminou o Barcelona na Champions do ano passado eu falei que não ia demorar para descobrirem o caminho das pedras, eu só não achava que o próximo a surpreender o favorito Barça seria um time, a meu ver, fraco feito o Milan (O Barcelona perdeu outras vezes, claro, mas em jogo de pontos corridos, tem uma relaxada natural). Me surpreendeu mesmo, há muito tempo não via o Rossonero, que tenho certa simpatia, jogar feito jogou quarta-feira. Marcando bem, saindo com velocidade, jogando com inteligencia. Foi a primeira vitória do Milan em casa nessa UCL e acho que uma vitória importantíssima para a classificação e para a moral do grupo. Pra mim, passa o Milan, apesar que vai ter que comer o pão que o diabo amassou pra segurar os homi no Camp Nou.

Completando as oitavas-de-final da competição tivemos:

Celtic 0 x 3 Juventus - Juventus passa tranquilamente.

Real 1 x 1 Manchester United - Difícil, mas aposto no Manchester por jogar em casa.

Shakhtar 2 x 2 Borussia Dortmund - Duelo dos times que mostraram o melhor futebol na 1a fase. Para mim, o Borussia passa.

Porto 1 x 0 Málaga - Não vi nada de mais no time do Porto e o Málaga vem muito bem na competição. Vai ser suado, mas o time espanhol passa.

Galatasaray 1 x 1 Schalke 04 - Se golaço valesse mais que 1 gol o time turco teria goleado o Schalke. Que golaço de Yilmaz! Galatasaray passa, nos pênaltis.

Vamo ver o que eu acerto, se valesse dinheiro eu provavelmente erraria tudo (inclusive o jogo da Juventus), mas como não vale quem sabe eu acerto alguma coisa.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Nada se dispara sozinho

Lucas Lyra, 19 anos, torcedor apaixonado do Náutico, no último sábado foi até o estádio do seu time de coração assistir uma partida de futebol.

Kevin Baltrán, 14 anos, torcedor apaixonado do San José, na última quarta foi até o estádio do seu time de coração assistir uma partida de futebol.

Como se pode ver, ambos são jovens, gostam de futebol e acompanham de perto seus times. O que difere? Um está na UTI de um hospital público do Recife lutando por sua vida e o outro está em um caixão em Oruro.

Muita gente atribui aos dois casos, a palavra "fatalidade". Eu, francamente, não acredito nisso. Fatalidade seria se um raio caísse na cabeça de Lucas ou se a casa de Kevin fosse devastada por um terremoto, mas nada perto disso aconteceu. Lucas foi baleado e Kevin atingido por um sinalizador máritimo (não, você não leu errado, um sinalizador MARÍTIMO).

Antes fosse a polícia escoltando uma Avenida Alvirrubra, antes fosse..

A grande questão é, os homem que puxou o gatilho da arma ou o cara que acendeu o sinzalizador marítimo (porra, toda vez que escrevo isso não deixo de ficar incrédulo como alguém comprou uma merda dessa pra usar num estádio) não fizeram isso sozinhos. Esses crimes tem vários autores além dos infelizes que cometeram os disparos.

Isso passa desde as penas ridículas que o Judiciário aplica para casos ligados a violência no futebol, passa também por Confederações/Federações que só estão intessadas na grana que o futebol proporciona e respinga até nos clubes que são coniventes com essas merdas.

Sabe porque não resolvem o problema da violência nn futebol do Brasil? Simples, porque não há interesse. Seguem algumas perguntas para respostas rápidas:
  • Algum desembargador vai deixar de ver um jogo como visitante nas cadeiras para correr risco de tomar pedrada no meio da área reservada para torcida do seu time expremida em um canto do estádio?
  • Algum presidente de federação pega o ônibus que alguma organizada quebrou no dia anterior?
  • Algum dirigente de clube sai do estádio e anda alguns quilômetros para pegar ônibus na saída dos jogos?
O gabarito é NÃO, NÃO e NÃO.

Quem tem o poder de fazer alguma coisa simplesmente não sofre com a violência no futebol. Se escondem atrás de ternos em ambientes com ar condicionado e largam eu, você, Lucas, Kevin (que mesmo não sendo brasileiro, foi vítima de uma torcida brasileira) e todos os demais a própria sorte.


Quando acontecem casos com o de Lucas e Kevin, começa o festival de punições inutéis, declarações recheadas com a palavra "fatalidade" e um vilão é eleito, até que o assunto caia no esquecimento de novo. Nenhuma ação inteligente é tomada (proibir as organizadas só dentro dos estádios nada mais é do que enxugar gelo) e depois de um tempo, tudo volta a ser a merda que era antes.

Que punam os autores do disparos, mas que também sejam feitas ações enérgicas, passando por exigências do poder público sobre policiamento dentro e fora dos estádios, obrigando as Federações a marcar jogos em horários adequados (como é que alguém separa o início de um jogo do Náutico do fim de um jogo do Sport por 1h de diferença?) e que os culpados pelos incidentes sejam punidos, não só o indivíduo ou a torcida, mas até mesmo os clubes se necessário for.

Espero nunca mais ouvir da boca dos meus pais depois de um jogo a pergunta "Você ta inteiro?" ao invés de "Como foi o jogo?"

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Fora!

2x2, fora o baile.

O Sport foi eliminado pelo Campinense em plena Ilha do Retiro. Uma tragédia anunciada. Um 2x2 que não refletiu o que foi a partida, com o Sport, mais uma vez, jogando mal, falhando muito, dormindo e Vadão mais uma vez mostrou, pelo menos para mim, que não é treinador. Pelo menos não para o Sport.

O começo da partida foi patético, com o Sport chegando com perigo apenas aos mais de 30 minutos de partida com uma falta cobrada por Reinaldo, outro merda que não deveria sequer estar na Ilha do Retiro. Ainda assim conseguiu uma jogada no fim da primeira etapa, com Felipe Azevedo concluindo bem para o gol. Esse gol, vale salientar, foi mais demérito do Campinense do que mérito do Sport. A Raposa vinha bem na partida, mas vacilou nesta jogada. Consertou o erro minutos depois com Bismarck (melhor da partida a meu ver) chutando de fora da área e empatando a partida. No segundo tempo o Sport voltou ainda pior e o Campinense virou o jogo, aí o Leão foi pro abafa, conseguiu empatar o jogo de novo com Felipe Azevedo de pênalti (que pra mim não existiu, mas foi um lance difícil) e foi só. Como o jogo de ida foi 0x0 em Campina Grande, o Sport foi eliminado da Copa do Nordeste pelo critério de gols fora de casa, critério este que, para mim, é uma idiotice sem tamanho, mas isso é assunto para outro post.

Eu sinceramente não sei o que acontece no Sport, parece que o time não treina. É tanto erro de passe, cruzamento, chute que chega a ser ridículo. Mais ridículo do que isso é a qualidade de jogador que a gente tem, começando de trás pra frente no time titular: Matheus, Reinaldo, Fábio Bahia, Moacir (que já comeu o crédito dele inteiro e entra na lista das trepeças do time), Hugo (240 mil por mês pra jogar isso? Eu faço por menos), sem contar, claro, Vadão, nosso grande treinador que hoje errou por omissão, viu que o time não tava bem, todo mundo viu isso e não fez nada pra mudar. Quer dizer, fez, aos 20 minutos do 2º tempo quando o Sport já tava perdendo o jogo, colocou Sandrinho no lugar de Hugo e no começo da segunda etapa voltou com Felipe MenezzZzZzes no lugar de Marino (outra bosta, mas chegou agora, quem sabe com ritmo e entrosamento ele melhore).

FORA!
Não sei realmente o que Reinaldo ainda faz no Sport, Renê, que já não é lá essas coisas, é muito melhor do que ele, mas de longe. Hoje, nosso lateral esquerdo, foi, mais uma vez, nulo. Mentira! Ele não foi nulo, ele colocou uma bola no travessão, óóóóóóóóóóó. Matheus eu me recuso a cornetar, não vale a pena. Agora o caso mais revoltando é Hugo, o cara fez uma boa Série A ano passado, não foi esse craque todo que dizem, mas foi importante, principalmente pelos gols que marcou, se machucou no começo do ano e eu falei, aqui mesmo, que não tem como julgar naquele momento (2ª partida), visto que ele ainda tava adquirindo ritmo e tal, mas agora não tem explicação. EU QUERO HUGO FORA DO SPORT. Não corre, não acerta passe, não chuta, não cruza, não faz gol, resumindo, não faz nada ofensivamente e defensivamente nunca fez e para piorar, assistindo a transmissão do Esporte Interativo, ouvi os caras falando que Hugo pediu para não jogar no começo da Copa do Nordeste porque não estava com cabeça devido a renovação de contrato. Piada, né? Vou usar o mesmo exemplo usado na transmissão: Joe Flacco, quarterback do Baltimore Ravens jogou os playoffs inteiros com o contrato no fim e sem saber se seria renovado, o que ele fez? Foi, simplesmente, o melhor jogador dos playoffs e levou o time ao título da NFL, sendo o melhor jogador do Superbowl. Isso sim é um jogador. Hugo, só por isso, não merece pisar NUNCA MAIS dentro da Ilha e de qualquer outro clube, não merece ser chamado de atleta. Fábio Bahia é triste, tem nem mais o que falar. O time sentiu muita falta de Rithelly, jogador muitas vezes perseguido devido aos gols que perde, mas é um leão, se mata em campo, corre do início ao fim, não é um craque, mas mostra o que muito jogador grande por aí não mostra: vontade. Roger também fez falta, hoje o time precisava dele. Jogadores importante que não foram bem hoje, como Cicinho e Felipe Azevedo, que fez dois gols, mas jogou mal, fizeram muita falta também.

Nem tudo foi ruim hoje para ser sincero, foi bom ver Sandrinho entrando bem no time, esse garoto tem futuro, espero que Vadão, ou qualquer outro treinador que venha para o Sport porque eu acho que Vadão vai vazar logo, dê mais oportunidades para ele e que a torcida seja mais sensata e dê tempo pro garoto desenvolver melhor, sem contar na imprensa também, que não pode fazer com Sandrinho o que fez com Ciro e o que a imprensa brasileira faz, guardadas as devidas proporções, com Neymar, por exemplo. Não estraguem o garoto.

E é isso, como diria Carlinhos Bala: "Agora e abaixar a cabeça e seguir em frente". Focar no Pernambucano  e começar a preparação para a Série B que eu to achando que vai ser uma dor de cabeça da peste, mas bola pra frente que o ano começou agora.