domingo, 17 de março de 2013

Kimi surpreende e vence na Austrália

Ao contrário de todos os prognósticos que indicavam que a temporada de 2013 seria uma espécie de continuação da temporada 2012, a Fórmula 1 teve um começo bem diferente de como terminou na última volta do espetacular GP do Brasil do ano passado.

No treino de sábado, que aconteceu no domingo devido a uma versão moderna da chuva que Noé enfrentou ter caído em Albert Park, o estampa-latinhas de energético Vettel assustou todo mundo, colocando 0s4 no companheiro de equipe (Webber) e 1s nas Ferraris de Massa e Alonso. Fato útil: 3ª corrida seguida que Massa larga na frente do espanhol.

Ferrari: Olha aqui a diferença no treino ó

Quando tudo indicava que seria mais um passeio das latas de energético sobre rodas, o que se viu foi um Vettel com muita dificuldade em impôr um bom ritmo de corrida sendo seguido de perto pelas duas Ferraris e Raikkonen. E Webber depois de uma péssima largada, ficou apagado no pelotão intermediário.

Raikkonen aproveitou do fato de sua Lotus ser o carro que menos desgasta os pneus, fez uma parada a menos que os adversários e levou a corrida sem muito esforço com direita a volta mais rápida. Alonso foi bem esperto ao fazer a 2ª parada antes de todo mundo e ganhou as posições de Vettel (3º) e Massa (4º), ficando em 2º.

Raikkonen num momento de instrospecção

Então, vamos aos pitacos do que aconteceu hoje:
- A Red Bull não mostrou um bom ritmo de corrida. Vettel várias vezes fritou os pneus para segurar quem vinha atrás e Webber não conseguiu sequer se livrar do meio do pelotão. Não é para se preocupar ainda, porque o carro tá no nível dos outros, mas se corrigir isso, vai ser difícil segurar os rubro-taurinos.

- A Ferrari foi competitiva. Massa foi bem combativo e mostrou que manteve a ascendente do fim da temporada passada, além de se classificar e não permitir que Alonso conseguisse passar, só pecou em atrasar demais a 2ª parada. Alonso fez uma corrida cerebral, esperou a hora certa para ganhar as posições de Massa e Vettel e mereceu o segundo posto.

- O que aconteceu com a McLaren? O carro parece mal nascido e  Button não é o "cara" para tirar os prateados desse limbo. Imagino a saudade que eles devem sentir de Hamilton, que parece que vai botar Rosberg no bolso. Acho que a Mercedes acertou em cheio na contratação do pegador de Pussycat Dolls.

- Force India andando bem, nesse começo vai brigar com a McLaren pelo posto de 5ª força. Sutil fez uma corridaça, o destaque negativo foi o péssimo desempenho do carro com penus supermacios. Uma pena o péssimo desempenho da Williams. Pobre Maldonado, acho que erraram a mão no carro.

- Raikkonen foi fabuloso, lidou bem com o desgaste dos pneus e controlou a corrida quando assumiu a ponta. Impressionante este retorno do homem de gelo para a F1, não basta ser carismático e soltar verdadeiras pérolas pelo rádio durante as corridas, tem que vencer também. Se a Lotus mantiver o desenvolvimento do carro e dar um carro que ele possa combater a Red Bull e a Ferrari, ele briga diretamente pelo título contra Vettel e Alonso.


 Enfim, foi só a primeira de 19 corridas. Semana que vem, tem mais na Malásia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário