Novinho, tá querendo o que?
Para as balizas, três acertos: Júlio César, que voltou muito bem para a Seleção, será o titular com Jefferson e Diego Cavalieri disputando a vaga de reserva imediato. Diego Alves que foi razoável na Era Mano ficou de fora, mas não será uma falta tão sentida.
Para as laterais: Daniel Alves (me recuso a falar Dani, simplesmente porque é ridículo), segue na lateral-direita mais pelo nome e ausência de bons concorrentes do que pelo futebol jogado com a camisa amarela. Jean será seu reserva e ainda tem a vantagem de poder jogar como volante. Na esquerda, nenhuma surpresa, Marcelo e Felipe Luís. Nenhuma grande ausência sentida nesse setor, ponto pra Scolari.
Na zaga, Thiago Silva é indiscutível como titular e também terá a função de ser um líder dentro do grupo, capacidade para isso ele tem e acredito que será um bom capitão pra Seleção. David Luiz (mais um que pode jogar como volante) disputará a vaga de titular com Dante que vem fazendo uma temporada fantástica no Bayern. Na última vaga, devido a queda técnica sua e do Vasco, além da demora na regularização no Cruzeiro, Dedé perdeu com justiça a corrida pra Réver. Scolari mantém seu 100% de aproveitamento.
Aí começa a bronca. Volantes: Fernando, Luiz Gustavo, Paulinho e Hernanes. Os dois últimos não tem contestação, dois grandes jogadores que vivem boa fase. Fernando é uma aposta pessoal de Felipão para a posição e não compromete, porém, Luiz Gustavo não passa de um reserva de luxo no Bayern e seguindo o critério que barrou Kaká (embora ele tenha mais chances que o meia do Real Madrid) e Alexandre Pato, não deveria estar aí. Sua vaga poderia ser ocupada por Fernandinho (Shaktar) ou Ralf (Corinthians).
O grande erro
Além do grande erro da convocação, a ausência de Ramires. A não-apresentação do ex-cruzeirense para exames médicos no amistoso contra a Inglaterra em Londres deve ter pesado (e muito) para Felipão que, na mesma oportunidade, elogiou bastante Lucas que, mesmo machucado, fez questão de estar no ambiente da Seleção. Mesmo assim, Ramires não deveria ficar de fora.
Imagem que dificilmentedeverá se repetir mais
No meio, os grandes acertos da convocação. As ausências de Kaká e Ronaldinho Gaúcho e a presença de Bernard. Kaká não tem jogado muito no Real Madrid e quando entra em jogos importantes, falta aquele sangue nos olhos para agarrar a oportunidade. Por isso na Seleção, onde também seria banco, não é viável apostar nele agora. Espero que a ausência provoque uma reflexão no meia que precisa repensar sua carreira se quiser estar na Copa do Mundo de 2014.
Já Ronaldinho, acho que Felipão, eu e quase todo mundo simplesmente cansou de dar chances pra ele na Seleção. Ficou de fora da Copa de 2010 e não aprendeu a lição. Foi eleito por Felipão nessa retomada como um possível líder do grupo e falhou tecnicamente (tomou a bola das mãos de Neymar para bater o pênalti contra a Inglaterra e perdeu) e pessoalmente (se apresentou atrasado para o último amistoso). Tá comendo a bola no melhor time do Brasil na atualidade, mas do mesmo jeito que ele teve uma mudança de atitude quando trocou o Flamengo pelo Atlético, falta essa mudança com a camisa de Seleção. Como isso ainda não aconteceu, justa a ausência.
O grande acerto
Bernard merecia a convocação faz tempo, mas sempre era atrapalhado por lesões e é o motor do belo time do Atlético. Antes a aposta nele do que num jogador, embora craque, que não joga pelo seu time ou em outro que, embora craque, está devendo com a camisa amarela. Completam o meio: Lucas, Oscar e Jádson, que vem se salvando na péssima temporada do São Paulo e tem características semelhantes a de Oscar que será o titular.
No ataque: Neymar, Fred, Hulk e Damião. Neymar é a nossa grande esperança e o grande talento dessa geração, Fred vem sendo goleador no clube e na Seleção, Hulk tem ido bem quando vem do banco e Damião venceu a corrida, com justiça, sobre Alexandre Pato que é reserva do Corinthians. Acho que a convocação foi justa e coerente nesse setor.
Avaliando tudo: 9/10 para essa convocação. Devemos ter bons testes durante a competição e o time titular, se bem treinado, não fica muito atrás de muitas seleções do mundo (na minha opinião, só de Espanha e Alemanha). Agora vamos ver o que Felipão é capaz de fazer com sua nova família.




Nenhum comentário:
Postar um comentário