segunda-feira, 18 de março de 2013

Castigo

No momento em que Sandro Meira Ricci apitou para o início do clássico de ontem na Ilha, a confiança que eu tinha nos dias antecedentes ao jogo simplesmente sumiu. Passei a achar que um empate não era má idéia e, acreditem, isto não tinha nada a ver com o restrospecto recente do Náutico na casa do Sport ou por achar o time do Sport superior. O que ocasionou a falta de confiança? A escalação, pois constatei que tínhamos os seguintes problemas de última hora pra resolver.

- Ausência de Maranhão e entrada de Auremir: Perdemos nossa principal válvula de escape pelos lados do campo e mais uma vez Auremir entrou na lateral, continuando seu processo de fritura.
- Ausência de Jean Rolt e entrada de Luís Eduardo: Perdemos nosso melhor zagueiro e entramos com um zagueiro bastante meia boca no seu lugar. Além do fato de que o outro zagueiro (Alison) estava voltando de uma longa suspensão, sem ritmo de jogo.

Aí a pergunta, mas só isso fez tua confiança baixar? Sim, "só" isso. Essas duas importantes baixas aconteceram no dia do jogo, o Náutico entrou com uma defesa que não havia sido treinada durante a semana, ficou sem saída pelas laterais (Auremir e Douglas não são grandes apoiadores) e dependeria da fase iluminada de Rogério e Élton para arranjar alguma coisa na Ilha, além de torcer para que a má fase ofensiva do Sport continuasse.

Era torcer que uma coisa dessa acontecesse, até aconteceu, mas..

Apesar do futebol não ser uma ciência exata, depois de um tempo você já imagina como alguns jogos vão se desenrolar e o óbvio aconteceu. Toda bola aérea do Sport dava uma mini-parada cardíaca nos alvirrubros e o time não conseguia agredir porque os laterais não subiam bem, além do time mostrar mais uma vez uma lenta transição entre defesa e ataque.

Mesmo assim, mais uma vez o ataque mostrou eficiência, Rogério acertou um petardo da entrada da área e nos colocou na frente. Bastava torcer pra defesa não fazer merda, mas, em (mais uma) saída errada de Felipe do gol, Hugo logo empatou. Na medida do possível o Náutico foi segurando o Sport. Mancini corretamente tirou o opaco Vinícius Pacheco e colocou Marcus Vinícius que fez mais que VP no jogo inteiro. Deu um belo passe pra Rogério que driblou Magrão, mas chutou para fora e deu um chute perigoso de longe.

Eis que Alison saiu machucado, Martinez saiu cansado e Mancini simplesmente não teve o que fazer. Colocou o, cada vez mais sem confiança, Alemão e promoveu a estréia de Rodrigo Souto. Mesmo com tudo isso estavámos a 10 minutos de um empate, mas a cota de merda já tava prestes a estourar e estourou. Elicarlos (Porque logo tu, Eli?) optou por fazer uma proteção de bola num lance onde era só jogar a bola fora pra lateral, Lucas Lima tomou a bola e rolou para Felipe Azevedo acabar com o jogo.

Logo tu, Eli? =/

E agora? Para mim, a fase de testes do time acaba nesta quarta contra o Central em Caruaru. Depois disso, Mancini terá um bom tempo para treinar o time, a obrigação de definir de uma vez por todas seu esquema de jogo para a reta final do campeonato e corrigir os problemas que o Náutico tem, principalmente a lentidão na armação das jogadas. A partir do clássico contra o Santa, os erros de ontem não serão mais tolerados.

domingo, 17 de março de 2013

Virada rubro-negra!


Justiça. 

Essa palavra descreve bem o que foi o Clássico dos Clássicos hoje na Ilha do Retiro. O Sport conseguiu uma vitória importantíssima e merecida. Foi melhor durante grande parte dos 90 minutos de jogo, envolveu o, ainda, líder isolado do campeonato em todos os aspectos da partida e saiu premiado com uma vitória de virada.

O Sport começou a partida imprimindo seu ritmo como deveria ser, afinal jogava em casa, teve a chance de abrir o placar numa boa jogada do ataque leonino que terminou com um "peixinho de peito" de Rithelly para uma boa recuperação do goleiro alvirubro Felipe que tirou a bola em cima da linha. Alguns minutos depois, na primeira chegada ofensiva do clube alvirubro, Rogério recebeu na entrada da grande área e acertou um belo chute no ângulo direito de Magrão, que a meu ver poderia ter pegado a bola, mas enfim... 1x0 Náutico. Depois disso o Sport passou alguns minutos para assimilar o gol tomado, aquele velho apagão conhecido do time, mas para o bem do Leão a zaga vinha fazendo a sua parte e após alguns minutos de domínio da posse de bola para o Náutico e muitos erros ofensivos do Sport o rubro-negro voltou aos trilhos. Atacou, foi pra cima, enquanto lá atrás Gabriel, Maurício e Tobi seguraram muito bem as tentativas ofensivas do Náutico. O empate veio com um jogador que eu não quero mais ver jogando com a camisa rubro-negra, mas que eu tenho que admitir: jogou muito bem. Hugo, aproveitando o rebote numa cobrança de escanteio estufou as redes de Felipe. A torcida do Sport sentiu o coração parar no fim do primeiro tempo com uma cobrança de falta de Rogério que desviou na barreira e por muito pouco não engana Magrão.

No segundo tempo o Sport voltou jogando da mesma forma que terminou a primeira etapa. Criou várias chances de gols, mas esbarrava vezes nos próprios atacantes, vezes na zaga e no goleiro Felipe, mas não deixou de atacar nem deu espaços na defesa, foi o melhor jogo do sistema defensivo do Sport no ano sem sombra de dúvidas. O Náutico praticamente só levava perigo em bolas paradas, mas nada de muito agressivo. Felipe Azevedo acertou o travessão aos 15 minutos do 2º tempo em mais uma boa jogada do Leão. Depois disso Sérgio Guedes promoveu a entrada de Lucas Lima no lugar de Hugo, que saiu bastante aplaudido, o meio campo do Sport ganhou em velocidade e foi pra cima do Náutico de novo, até que Elicarlos foi desarmado por Lucas na ponta esquerda da área alvirubra, entrou na área e tocou voltando pra Felipe Azevedo que dessa vez não perdeu, virada rubro-negra e festa na Ilha. Daí pra frente o Sport se manteve calma, continuou não dando espaços e por pouco não amplia a vantagem com Mateus Lima. Fim de jogo na Ilha, Náutico continua líder, mas a diferença para o vice-líder Sport é de apenas 1 ponto.

No "segundo" teste de Sérgio Guedes ficou claro no jogo de hoje que o time respondeu muito melhor a ele do que a Vadão e não entro nem no mérito da motivação, mas taticamente o time foi bem melhor postado ofensivamente e principalmente defensivamente, o melhor do jogo para mim hoje foi Gabriel que ganhou todas de Elton, artilheiro do campeonato. A entrada de Cicinho deu mais força ofensiva para o Sport e a cobertura das subidas do lateral também foi muito bem feita por Gabriel e Rithelly. Não tem como apontar um jogador que foi mal porque o time como um todo jogou muito bem. Claro, ainda é muito cedo para dizer que o Sport terá sucesso com Guedes, mas já foi um começo.

Kimi surpreende e vence na Austrália

Ao contrário de todos os prognósticos que indicavam que a temporada de 2013 seria uma espécie de continuação da temporada 2012, a Fórmula 1 teve um começo bem diferente de como terminou na última volta do espetacular GP do Brasil do ano passado.

No treino de sábado, que aconteceu no domingo devido a uma versão moderna da chuva que Noé enfrentou ter caído em Albert Park, o estampa-latinhas de energético Vettel assustou todo mundo, colocando 0s4 no companheiro de equipe (Webber) e 1s nas Ferraris de Massa e Alonso. Fato útil: 3ª corrida seguida que Massa larga na frente do espanhol.

Ferrari: Olha aqui a diferença no treino ó

Quando tudo indicava que seria mais um passeio das latas de energético sobre rodas, o que se viu foi um Vettel com muita dificuldade em impôr um bom ritmo de corrida sendo seguido de perto pelas duas Ferraris e Raikkonen. E Webber depois de uma péssima largada, ficou apagado no pelotão intermediário.

Raikkonen aproveitou do fato de sua Lotus ser o carro que menos desgasta os pneus, fez uma parada a menos que os adversários e levou a corrida sem muito esforço com direita a volta mais rápida. Alonso foi bem esperto ao fazer a 2ª parada antes de todo mundo e ganhou as posições de Vettel (3º) e Massa (4º), ficando em 2º.

Raikkonen num momento de instrospecção

Então, vamos aos pitacos do que aconteceu hoje:
- A Red Bull não mostrou um bom ritmo de corrida. Vettel várias vezes fritou os pneus para segurar quem vinha atrás e Webber não conseguiu sequer se livrar do meio do pelotão. Não é para se preocupar ainda, porque o carro tá no nível dos outros, mas se corrigir isso, vai ser difícil segurar os rubro-taurinos.

- A Ferrari foi competitiva. Massa foi bem combativo e mostrou que manteve a ascendente do fim da temporada passada, além de se classificar e não permitir que Alonso conseguisse passar, só pecou em atrasar demais a 2ª parada. Alonso fez uma corrida cerebral, esperou a hora certa para ganhar as posições de Massa e Vettel e mereceu o segundo posto.

- O que aconteceu com a McLaren? O carro parece mal nascido e  Button não é o "cara" para tirar os prateados desse limbo. Imagino a saudade que eles devem sentir de Hamilton, que parece que vai botar Rosberg no bolso. Acho que a Mercedes acertou em cheio na contratação do pegador de Pussycat Dolls.

- Force India andando bem, nesse começo vai brigar com a McLaren pelo posto de 5ª força. Sutil fez uma corridaça, o destaque negativo foi o péssimo desempenho do carro com penus supermacios. Uma pena o péssimo desempenho da Williams. Pobre Maldonado, acho que erraram a mão no carro.

- Raikkonen foi fabuloso, lidou bem com o desgaste dos pneus e controlou a corrida quando assumiu a ponta. Impressionante este retorno do homem de gelo para a F1, não basta ser carismático e soltar verdadeiras pérolas pelo rádio durante as corridas, tem que vencer também. Se a Lotus mantiver o desenvolvimento do carro e dar um carro que ele possa combater a Red Bull e a Ferrari, ele briga diretamente pelo título contra Vettel e Alonso.


 Enfim, foi só a primeira de 19 corridas. Semana que vem, tem mais na Malásia.

quinta-feira, 14 de março de 2013

Ele voltou!


Não! Não foi o exterminador do futuro, Sérgio Guedes voltou ao Sport. O treinador vem para assumir o posto de Vadão e já não era sem tempo, estava mais do que claro que Oswaldo Alvarez não tinha condições de ser técnico do Sport, não que a culpa da má fase seja exclusivamente dele.

A escolha de Sérgio Guedes foi muito bem acertada, a meu ver. Na única passagem dele na Ilha foi muito bem, recuperou o time e deu chances reais de se salvar do anunciado rebaixamento. Infelizmente o time caiu para a Série B, mas seu trabalho foi muito elogiado por todos e merecido. Apesar de eu achar que quem realmente deu cara de time para o Sport foi Waldemar Lemos, Guedes complementou muito bem o trabalho dele no quesito motivacional, tanto que o time taticamente não mudou muita coisa de um pra outro, mas a pegada era diferente, o time parecia jogar com mais vontade, mais garra.

Agora, a grande pergunta é: Conseguirá Sérgio Guedes fazer um bom trabalho dessa vez? A situação é diferente, é verdade, no ano passado ele não tinha nada a perder, se fosse rebaixado não ia fazer muita diferença porque o rebaixamento era anunciado, se conseguisse livrar o time da degola viraria herói, então só tinha a ganhar, trabalhou meio que sem pressão, desta vez ele pega um Sport desacreditado, desmotivado e com pressão para melhorar o desempenho e, principalmente, os resultados.

Na minha humilde opinião foi uma cartada perfeita da diretoria, além de trazer um técnico que já mostrou que sabe o que fazer, Sérgio Guedes é um treinador que grande parte da torcida rubro-negra gostaria, assim consegue trazer de volta a torcida que andava bastante desgostosa, e com razão, com o time. O primeiro "teste" foi ontem, contra o Petrolina, o time jogou mal e empatou em 0x0, obviamente Sérgio Guedes não teve exatamente culpa nisso, tinha acabado de chegar ao clube, assim como não teria totais méritos se o time ganhasse, não teve tempo pra montar o "time dele". O início do trabalho é contra o Náutico, domingo, na Ilha do Retiro, jogo difícil, o Náutico vem muito bem e é favorito para a partida, mas como diria Jardel: "Clássico é clássico e vice versa". O jeito é esperar e torcer pela recuperação do Leão e rumar de volta a Série A.

segunda-feira, 11 de março de 2013

A fantástica fábrica de artilheiros

O Náutico mostrou uma significativa melhora nos últimos dois jogos. Tá certo que o time ainda mostra uma lentidão na transição de bola da defesa para o ataque, mas os grandes pontos a se destacar é que o Náutico é um time que sabe aproveitar as chances quando elas aparecem, além de estar mais equilibrado em campo.

Contra o Salgueiro, jogo amarrado até o terço final do 1º tempo, aquele jogo onde o editor de melhores momentos pega até imagem de lateral cobrado em câmera lenta para preencher espaço, eis que a zaga do Salgueiro sai errado com a bola, Rogério intercepta e acha Élton na área para fazer 1x0. Dancinhas marotas a parte, o jogo é reiniciado e o zagueiro salgueirense se atrapalha num recuo de cabeça e Rogério faz 2x0 decidindo o jogo.

Contra o Belo Jardim, história parecida. Zagueiro sai jogando errado, Rogério intercepta, puxa para a direita e chuta para fazer 1x0, começando o caminho para a vitória. Os números do ataque são bons, mesmo levando em conta o nível dos adversários, 39 gols em 13 jogos (3 gols por jogo) com Élton liderando a artilharia com 12 gols e Rogério (powered by Feijão Turquesa) com 6.

Tal fase não mostra só o bom momento ofensivo do time, mas também constata uma fama que o Náutico adquiriu nos últimos anos, num passe de mágica meros desconhecidos transformam-se em artilheiros perigosos. A grande questão é, como isso acontece?

Atacantes do Náutico: Como treinam? O que comem? O que botam na água dos Aflitos?

Para focar só nos mais recentes, temos a lista: Kuki, Felipe, Acosta, Gilmar, Wellington Tanque, Bruno Mineiro, Bruno Meneghel, Kieza e agora, Élton. Tirando o próprio Élton que já foi muito bem no Vasco e Bruno Mineiro que fez um baita Brasileirão pela Portuguesa no ano passado, os demais tiveram como grande momento nas suas carreiras a passagem pelo Clube Náutico Capibaribe.

O primeiro aspecto é que o clima do Náutico costuma ser bom, mesmo nos tempos de liseu. É muito comum alguns diretores se tornarem amigos próximos dos jogadores que passam por aqui, até Jorge Henrique, que chegou a acionar o Náutico na Justiça (caso parecido com o de Rogério), diz que quer encerrar a carreira no Náutico. Esse bom clima, alivia a pressão e resulta em confiança, item primordial para qualquer atacante deslanchar.

Além disso, hoje o clube tem como treinador de finalização, nada mais, nada menos que Kuki, o homem que conhece todos os atalhos para se ter sucesso no Náutico, desde chutes certeiros até a forma de se relacionar com a torcida. Tem se tornado comum os atacantes alvirrubros agradecerem ao baixinho alguns de seus gols.

Esse sabe das coisas

Porém, o principal motivo é que mesmo com as mudanças de técnicos durante todos esses anos, o Náutico tem um DNA ofensivo. Isso é bom para quem gosta de ver grandes jogos, mas um verdadeiro pesadelo para competições mata-mata. É comum o time, de maneira totalmente insana, partir pra cima mesmo ganhando.

Não é nada surpreendente constatar que o treinador de maior sucesso na história recente do clube (Muricy Ramalho) ser um cara conhecido pelas vitórias fazendo apenas o necessário, sem show. O normal se tratando de Náutico é que o time faça (e leve) muitos gols. Times ofensivos fazem artilheiros, mas times equilibrados conquistam títulos. Por isso, não é díficil constatar que de todos os artilheiros citados neste post, o único que conseguiu conquistar títulos para o clube foi Kuki.

 Ambos fizeram muitos gols pelo Náutico, maaaaaaaaaaaaas

E é isso que definirá as chances do Náutico, caso o time concilie a força ofensiva com certo equilíbrio na defesa, o time chega muito forte na disputa pela taça. Vágner Mancini parece saber disso e priorizou uma defesa mais forte nos últimos dois jogos com a entrada de mais um volante. O resultado foi que a meta de Felipe não foi vazada e o time não perdeu tanta força ofensiva, mesmo criando menos chances, soube aproveitar as que apareceram.

Nas próximas rodadas o Náutico deve começar a mostrar sua cara. Se vai seguir aqueles times que atacam desesperados para fazer um gol atrás do outro esquecendo da defesa ou se vai seguir o exemplo dos times de Muricy Ramalho que mostrava, acima de tudo, eficiência para conquistar um título que não vem faz tempo.

sexta-feira, 8 de março de 2013

O que será que ele quer?

Bivar, você tá tramando o quê?

Hoje surgiu uma notícia um tanto quanto polêmica, Luciano Bivar, presidente do Sport, anunciou que pagou para que o volante Leomar fosse convocado para a Seleção Brasileira em 2001. Disse que pagou uma comissão para assegurar a convocação do volante para a disputa da Copa das Confederações em 2001. Eu não sei exatamente o que ele quer com essa declaração, mas Bivar é macaco velho, ele não ia simplesmente jogar isso ao vento sem algum motivo, tem merda acontecendo por aí. Ele, com essa declaração, colocou o nome de muita gente em cheque, entre eles Leomar, Leão (técnico da seleção na época), Antônio Lopes (diretor de seleções na época), Ricardo Teixeira e, pior, do Sport Club do Recife. O presidente rubro-negro não quis citar os nomes (ou o nome) das pessoas a quem a convocação teria sido paga.

Como disse Romário, hoje mesmo via Twitter: "O presidente do Sport teve coragem de vir a público e comprovar o que venho falando há muito tempo: cartel na Seleção." eu concordo. Mas a troco de quê? Duvido muito que ele tenha falado isso sem segundas intenções ou "para alertar os brasileiros". Na melhor das hipóteses foi pra tirar o foco do péssimo momento que o Sport vive.


Fora esse fato muito se falou da passagem de Leomar na seleção, a famigerada "Era Leomar", que acabou com uma fraca campanha da equipe na Copa das Confederações 2001 sendo eliminada pela França nas semifinais e ficando com o 4º lugar perdendo para a Austrália. Leomar foi escolhido como "símbolo" desse fracasso, talvez por ser o único jogador fora do eixo porque jogar mal ele não jogou, pelo menos não pior que alguns outros. Vale salientar que para essa Copa das Confederações o então técnico Emerson Leão não podia convocar jogadores que jogavam fora do Brasil, nem de alguns clubes brasileiros, não sei exatamente o porquê, mas isso realmente dificulta o trabalho, as pessoas às vezes esquecem isso quando lembram dessa convocação. Apesar disso, eu concordo com a convocação de Leomar e não porque sou rubro-negro, mas porque ele vinha jogando realmente bem, ele merecia uma convocação pela excelente temporada que fez em 2000 e que vinha mantendo o nível em 2001, com as restrições impostas ele seria nome certo na lista, a meu ver, mas como todos sabem não é nada fácil um jogador de um clube nordestino ser convocado e Bivar foi lá e "comprou" a convocação. Ironicamente ao agir de forma totalmente errada, Bivar assegurou que fosse feita justiça com Leomar. Diferentemente do que eu acho que acontece no caso de convocações como esses bostinhas que aparecem no Flamengo, Corinthians, Vasco que vez por outra são convocados pra seleção e, na minha cabeça, só estariam lá via mutreta das grandes pra tentar uma transferência gorda. 

O pior disso tudo é que Bivar, como disse anteriormente, colocou em cheque o nome de uma instituição: Sport Club do Recife. É um prato cheio para os teoristas de conspiração falarem mal do Leão por anos e anos.



domingo, 3 de março de 2013

Até que foi bom.

Central 0 x 1 Sport. O placar não foi dos melhores, mas pelo menos o Sport jogou bem na maioria do tempo. O que mais me preocupa são esses apagões que o time sofre, o Sport começou o jogo muito bem, tocando a bola, marcando certinho, teve duas chances de gol, uma com Marco Aurélio (que perdeu um gol feito) e uma com Felipe Azevedo chutando a bola na trave. Depois disso apagou, errou muito passes, falhou na marcação e foi por muita sorte e uma boa defesa de Magrão, que o Central não abriu o placar. Voltou pro segundo tempo um pouco mais ligado e retomou as rédeas da partida, abriu o placar com Roger e poderia ter sido mais não fosse o preciosismo do atacante rubro-negro em outra jogada. Ganhou, não convenceu de fato, mas jogou bem.

Essa partida marcou a estréia de Sandrinho como titular do Sport e o garoto não deixou passar a oportunidade, mostrou que tem bola pra ser titular (espero que Vadão também tenha visto isso) e saiu aplaudido de campo ao ser substituído no 2º tempo. Fez boas jogadas e me pareceu bem tranquilo em campo, apesar da necessidade da vitória do Sport. Foi bom também ver Moacir jogando bem na lateral, ainda não concordo com Cicinho na reserva, mas Perna de Sabiá mostrou que a briga ali pode ser boa. De Reinaldo no banco eu não vou nem falar de novo, não sei o que ele tá fazendo ali, num era pra ser nem jogador de futebol, René, que eu venho pedindo na lateral esquerda desde o ano passado, não foi sensacional, mas jogou pro gasto e isso já é muito mais do que Reinaldo fez desde que chegou no Sport. Maurício me deu mais segurança na zaga do que Mateus.

Vamos ver agora como o time se mantem, jogar bem uma partida não vai ajudar em nada na competição.

Outros resultados do Pernambucano:

Náutico 5 x 3 Chã Grande
Santa Cruz 0 x 1 Salgueiro
Petrolina 2 x 3 Ypiranga (Virada sensacional do Ypiranga)
Belo Jardim 1 x 1 Porto
Pesqueira 2 x 1 Serra Talhada

sexta-feira, 1 de março de 2013

É amanhã! Brasil estreia contra Japão!




A seleção brasileira de beisebol já está no Japão para o início da World Baseball Classic (WBC). Nesse meio tempo, ela participou de dois amistosos contra duas equipes do beisebol profissional nipônico. O primeiro jogo contra Orix-Buffaloes terminou com um placar de 7 x 2 para a equipe da casa, com o Brasil chegando a liderar até a quinta entrada. Já o segundo jogo, contra o Softbank Hawks, terminou com outra derrota canarinha, dessa vez 2 x 0.
As notícias ruins não param de aparecer. As estrelas brasileiras, Yan Gomes (Catcher e único Major Leaguer brasuca) e Luiz Gohara (Arremessador, 16 anos) não foram inscritos para o torneio, provavelmente por causa das suas equipes norte americanas, que tem a opção de veta-los, pensando em possíveis lesões.
As chances nunca estiveram ao nosso favor, mesmo... Não vai ser agora que vamos desanimar! O Brasil estreia no WBC nesse sábado contra o Japão, campeão das únicas duas edições do torneio, as 7 horas da manhã, horário de Brasília. O jogo será transmitido diretamente do Japão pelo canal Sports+. Esse canal é exclusivo da Sky em 228 para HD e 28 normal.