domingo, 28 de abril de 2013

Bingo Pernambucano 2013

Para o bem do futebol nenhuma das duas vagas na final do Campeonato Pernambucano 2013 foi preciso recorrer aos novos critérios de desempate. A Federação Pernambucana de Futebol resolveu inventar moda e utilizou como critério de desempate a quantidade de cartões vermelhos e amarelos além do famigerado sorteio para decidir a vaga, eu sinceramente não sei porquê os cartolas da FPF imaginaram que essas seriam formas mais justas de decidir uma classificação em detrimento da cobrança de pênaltis ou levar em consideração a classificação das equipes na primeira fase, quem fez a melhor campanha joga por dois resultados iguais.

É GOL!!!

Vamos analisar primeiro a "regra dos cartões", segundo consta no regulamento havendo dois resultados iguais (dois empates iguais ou vitórias com mesmo saldo para ambos os lados nos dois jogos) o primeiro critério de desempate é o número de cartões vermelhos que cada clube recebeu no confronto, quem tiver menos cartões avança de fase, se ocorrer novo empate a vaga será de quem recebeu o menor número de cartões amarelos. Essa regra além de não ter lá muita justiça coloca uma pressão a mais no fraco quadro de árbitros do futebol pernambucano, era notório o medo/apreensão dos árbitros para dar cartões, não tinha nem 10 minutos de jogo e Martinez do Náutico deu uma entrada duríssima em Jefferson Maranhão, jogada essa que é determinação da FIFA que seja punida com amarelo (carrinho com as travas da chuteira pela frente) e da forma que foi cabia, e muito bem, um cartão vermelho, mas o juíz só deu a falta e isso foi só um exemplo. Faltas fazem parte do jogo, com essa regra aquela falta que o seu zagueiro fez para parar um contra-ataque pode valer tanto quanto o gol que ele recorreu à uma ação faltosa para evitar. "Ah, mas fazer falta é errado" É errado e, apesar de muitas vezes não ser, deve ser punida com uma advertência em campo, não uma perda de classificação.

BINGO!
Para piorar tudo se houver empate no número de cartões vermelhos e amarelos a vaga será decidida num sorteio. ISSO! A classificação do seu clube pode depender da sorte. Quando eu fiquei sabendo dessa regra eu imaginei que os cartolas da FPF devem achar que pênalti é sorte (o que não é!) e já que é tudo sorte eles resolveram ganhar tempo com um sorteio ao invés de algumas cobranças de penalidades. Eu imagino o circo: o presidente da FPF entrando em campo com um globo de bingo para decidir quem vai para a final. Patético, não?

Felizmente não vimos isso nas semifinais do Pernambucano. O Sport passou do Ypiranga com duas vitórias, sem discussão. O Santa Cruz se classificou na regra dos gols fora, que eu repito: é outra idiotice, mas se classificou na bola, apesar da arbitragem desastrosa do Sr. Gilberto. Justo ou não (eu acho que o Náutico merecia se classificar, foi mais time nos dois jogos) pelo menos as classificações de Sport e Santa, que fazem a 3ª final consecutiva, se decidiram com a bola rolando. Pelo menos na final a FPF não inventou nada, teve essa novidade de terceira partida em caso de resultados iguais, mas isso eu não acho ruim.

domingo, 14 de abril de 2013

Copo meio cheio

Depois de uma sequência tenebrosa de jogos que terminou com o time visivelmente andando em campo contra o Ypiranga, finalmente chegou ao fim a era Vágner Mancini nos Aflitos. Depois de ser humilhado pelo Crac em Catalão com o fraco Levi Gomes no comando, contrariando a Lei de Tiririca ("Pior que tá não fica"), o substituto foi escolhido. Trata-se de Silas, que fez um excelente trabalho no Avaí, mas que não teve grandes sequências em outros clubes. Entre os nomes que o Náutico podia pagar, um dos melhores possíveis.

Silas no Avaí

De cara, ele não terá uma missão das mais fáceis. Tirar a diferença de 2 gols pela Copa do Brasil para evitar um vexame e encarar o Santa Cruz, que é a equipe mais "redonda" da competição, nas semifinais do Pernambucano. A questão é: mesmo terminando na frente e com um elenco mais caro, o Náutico não é tratado como favorito no confronto. Além disso, desde que o sistema de semifinais foi implementado no estadual, quem passou por clássico nas semifinais não foi campeão. Dá pra reverter isso e chegar forte numa decisão depois de 3 anos? É difícil, mas sim.

As semifinais do estadual começam, na prática, para o Náutico na quinta-feira diante do Crac. Caso o time consiga uma virada ou até seja eliminado jogando um bom futebol, a confiança (a palavra mais importante para o time nessa reta final de campeonato) começa a voltar e isso será vital para um bom desempenho alvirrubro no jogo de ida no Arruda. E lá, é importante demais segurar o Santa pra decidir a sorte nos Aflitos, onde Silas terá uma semana sem jogos pra conhecer melhor o elenco e tentar corrigir os vários erros de posicionamento que Mancini deixou como legado.

 Silas no Náutico

Em 2012, o time não conseguiu nada disso com Gallo (não reverteu a vantagem que o Fortaleza abriu no jogo de ida, nem passou de fase nas semifinais do Pernambucano), porém, o time era bem pior e a situação bem mais complicada (depender de Siloé e Rodrigo Tiuí para fazer os gols é algo muito triste). Dessa vez, Silas terá a sua disposição a volta de Maranhão para solucionar os problemas da lateral-direita (VOLTA PRO MEIO AUREMIR!), espero que tenha a sorte de contar com Jean Rolt na zaga e o bom senso de barrar Felipe no gol.

O momento é de dar um passo de cada vez, sem cair em desespero e fazer dessa primeira (e importante) semana de trabalho de Silas, o início da retomada de um caminho que parecia perdido.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

UCL: Espanha x Alemanha

O sentimento de todos: De olho na taça da Liga. Torcida do Borussia fazendo bonito.


Terminaram hoje as quartas-de-final da Liga dos Campeões e podemos dizer que sem zebras. Real Madrid, Barcelona, Borussia e Bayern confirmaram seus favoritismos e chegaram às semifinais, mas não podemos dizer que foi fácil para eles. 

O Real viu a classificação ameaçada, depois de vencer a primeira partida por 3x0 em Madrid e abrir o placar no jogo de volta, na Turquia, viu o Galatasaray marcar 3 vezes e coloca um ponto de interrogação na vaga espanhola, felizmente para o Real o Galatasaray não conseguiu furar mais a defesa madrilenha (até conseguiu, mas Drogba estava impedido) e a vaga foi selada com um gol de Cristiano Ronaldo já nos acréscimos. A diferença técnica entre os clubes é notória, até por isso quase ninguém apostava no Galatasaray para eliminar o Real, eu apostei nessa zebra e perdi, mas assim como os jogadores do time turco perdi de cabeça erguida afinal o time mostrou que pode sim bater de frente com o Real e que a goleada sofrida no jogo de ida foi, podemos assim dizer, um ponto fora da reta que custou muito caro.

Na Alemanha, o Borussia recebeu o Málaga em situação meio complicada visto que se tomasse 1 gol seria obrigado a vencer a partida, do contrário a vaga ficaria com o estreante espanhol devido a essa regra idiota do gol fora de casa e o pesadelo alemão se tornou realidade, o Málaga abriu o placar com Joaquin, mas com um bela passe Reues colocou Lewandovski na cara do gol e empatou a partida, no 2º tempo Eliseu, impedido, marcou mais um para o Málaga e a torcida do Borussia praticamente viu a vaga escapar em casa, mas o jogo só termina quando acaba (sério?) e no fim da partida Reues empatou o jogo e nos acréscimos Felipe Santana colocou o time alemão na semifinal com muita controvérsia, além de Felipe Santana estar impedido ao marcar o gol, no mesmo lance houve outro impedimento de QUATRO jogadores do Borussia no cruzamento de Lewandovski, o impedimento do gol em si até dá pra relevar que foi difícil, mas esse primeiro impedimento foi um absurdo de grande, mas o Borussia não tem nada a ver com isso e está nas semifinais. Desde a primeira rodada da Liga eu venho dizendo que esse time do Borussia vai fazer bonito nessa Liga e não errei desta vez, vem jogando bem desde o ano passado e começou a temporada bem demais na Champions ficando em 1º no grupo do Real Madrid e Manchester City e manteve o nível durante as fases seguintes, sempre organizado, rápido e com muita força ofensiva. O Málaga também fez um boa Liga dos Campeões e foi muito longe a meu ver, até acho um time bom, mas não apostei na sua classificação para as semi, fez história em sua primeira participação.

O Barcelona, sem Messi, sofreu pra eliminar o PSG no Camp Nou, o time francês jogou muito bem, principalmente no primeiro tempo, mas o Barcelona ligou o Gameshark colocando Messi pra jogar, aí fica fácil. Brincadeiras à parte é inegável que Messi traz ao Barcelona um nível técnico maior, mas a sua maior importância no time é a confiança de seus companheiros e o medo dos seus adversários, ele não fez muita coisa nos pouco menos de 30 minutos que esteve em campo, iniciou a jogada do gol, mas não foi nada de extraordinário, só que a postura do time espanhol mudou, o Barcelona iniciou a partida errando demais, nervoso, o que não é comum de ver, Daniel Alves voltou a jogar a bolinha que vinha jogando, Iniesta errando passes, Xavi perdendo a bola com facilidade, era estranho, o PSG aproveitou e fez o primeiro com Pastore, aí Tito Vilanova resolveu que deveria colocar Messi, mesmo não estando 100% e o Barcelona mudou, não porque Messi foi genial ou algo do tipo, mas porque o Barcelona com ele em campo se acalmou, jogou como costuma jogar e empatou a partida com Pedro, após jogada iniciada por Messi e um passe de Villa, além disso o PSG passou a se amedrontar perante o Barcelona com Messi, até teve algumas chances de desempatar a partida, mas nada de muito perigoso. A patética regra do gol fora de casa novamente aparece, Barcelona e PSG haviam empatada em 2x2 em Paris e aparentemente esses 2 gols do Barcelona lá valem mais, seja lá porquê.

O jogo mais imprevisível da rodada, para mim, acabou sendo o mais fácil, o Bayern confirmou a excelente fase e despachou a Juventus com um duplo 2x0.

Pelas regras da competição todas as combinações são possíveis, não importa se os times são do mesmo país os jogos serão decididos por sorteio, diferente da Libertadores, por exemplo, onde se dois times do mesmo país chegarem às semifinais eles são obrigados a se enfrentar. O sorteio será na sexta-feira às 7h de Brasília e adianto aqui que gostaria muito de ver uma final alemã, mas um Real x Barcelona na final da maior competição do mundo seria, no mínimo, surreal.