domingo, 14 de abril de 2013

Copo meio cheio

Depois de uma sequência tenebrosa de jogos que terminou com o time visivelmente andando em campo contra o Ypiranga, finalmente chegou ao fim a era Vágner Mancini nos Aflitos. Depois de ser humilhado pelo Crac em Catalão com o fraco Levi Gomes no comando, contrariando a Lei de Tiririca ("Pior que tá não fica"), o substituto foi escolhido. Trata-se de Silas, que fez um excelente trabalho no Avaí, mas que não teve grandes sequências em outros clubes. Entre os nomes que o Náutico podia pagar, um dos melhores possíveis.

Silas no Avaí

De cara, ele não terá uma missão das mais fáceis. Tirar a diferença de 2 gols pela Copa do Brasil para evitar um vexame e encarar o Santa Cruz, que é a equipe mais "redonda" da competição, nas semifinais do Pernambucano. A questão é: mesmo terminando na frente e com um elenco mais caro, o Náutico não é tratado como favorito no confronto. Além disso, desde que o sistema de semifinais foi implementado no estadual, quem passou por clássico nas semifinais não foi campeão. Dá pra reverter isso e chegar forte numa decisão depois de 3 anos? É difícil, mas sim.

As semifinais do estadual começam, na prática, para o Náutico na quinta-feira diante do Crac. Caso o time consiga uma virada ou até seja eliminado jogando um bom futebol, a confiança (a palavra mais importante para o time nessa reta final de campeonato) começa a voltar e isso será vital para um bom desempenho alvirrubro no jogo de ida no Arruda. E lá, é importante demais segurar o Santa pra decidir a sorte nos Aflitos, onde Silas terá uma semana sem jogos pra conhecer melhor o elenco e tentar corrigir os vários erros de posicionamento que Mancini deixou como legado.

 Silas no Náutico

Em 2012, o time não conseguiu nada disso com Gallo (não reverteu a vantagem que o Fortaleza abriu no jogo de ida, nem passou de fase nas semifinais do Pernambucano), porém, o time era bem pior e a situação bem mais complicada (depender de Siloé e Rodrigo Tiuí para fazer os gols é algo muito triste). Dessa vez, Silas terá a sua disposição a volta de Maranhão para solucionar os problemas da lateral-direita (VOLTA PRO MEIO AUREMIR!), espero que tenha a sorte de contar com Jean Rolt na zaga e o bom senso de barrar Felipe no gol.

O momento é de dar um passo de cada vez, sem cair em desespero e fazer dessa primeira (e importante) semana de trabalho de Silas, o início da retomada de um caminho que parecia perdido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário