quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

O craque, os brucutus e o futebol chato das poltronas acolchoadas



- Eu pensei dez vezes, ia quebrá-lo todo. No lance que ele ia tentar dar a carretilha, eu ia grudá-lo na tela. Uma coisa que eu não admito é falta de respeito, e Neymar estava faltando com respeito. Ele não precisa disso, não precisa fazer graça. Por isso, admiro o Ronaldinho Gaúcho e o Ronaldo Fenômeno. Sempre jogaram o futebol que jogaram sem menosprezar ninguém - declarou Nunes.

Com essa declaração digna do pior jogador da pelada, aquele que sempre é escolhido por último, Nunes mostra o quanto o futebol caminha pra virar uma chata partida de tênis (perdão aos que gostam do esporte). Acompanho futebol desde criança e, durante esse tempo, passei a admirar duas figuras opostas dentro das quatro linhas. Tão opostas que um não existe sem o outro. Não existe o brucutu sem o craque e, menos ainda, existe o craque sem o brucutu. Já pensou como seria chata uma partida com um goleiro e o resto do time formado somente por Ronaldinho, Neymar, Garrincha, Ronaldo, Romário, entre outros craques? Dribles e mais dribles, golaços e mais golaços, tudo isso viraria uma coisa comum e perderia a graça. Por que seria interessante ver um gol de bicicleta de fora da área, como o de Ibrahimovic, dia desses, se todo jogo tivesse pelo menos um ou dois desses? É aí que entra a importância dos brucutus. Pra um craque sobressair, tem que existir, pelo menos um jogador grosso em campo. Sabe aquele volante ou aquele zagueiro que, salvo raras exceções, ou passa o jogador ou passa a bola? São esses jogadores que dão fama aos craques e fazem os craques serem vistos como jóias. E todo mundo gosta de ter um jogador assim no time. Vai dizer que você nunca comemorou uma pancada do seu zagueiro bem no joelho do atacante folgado driblador do rival? Eu já, e muito! Torcedor também gosta disso. O adversário vem driblando todo mundo e, atrás dele, o defensor correndo feito um cachorro raivoso, até dar aquele carrinho que desmantelaria qualquer pessoa comum. Já comemorei um lance desse como se fosse gol, e ainda reclamei da expulsão, claro! E sei que você, se tem um time de coração, também.



Pois bem, eu tenho agonia de ler uma declaração como a de Nunes. Por dois motivos simples. Primeiro porque não existe isso de desrespeito com a bola rolando. Ele pode fazer isso, é legal de ver, a torcida gosta, todo mundo gosta, menos o brucutu que levou o drible. E esse negócio de “tem que ser objetivo” é uma das maiores chatices do futebol atual. Se futebol fosse objetivo durante os 90 minutos, todo jogo terminaria pelo menos com uns 6 gols, e o que a gente mais vê é 0 x 0 com dois times retrancados. E, pra piorar, além de chorão, Nunes joga na lama todo o legado dos brucutus ídolos, representados por jogadores como os que lembro agora, Dinho, Materazzi, Batata e Sandro Goiano, que nessa lista estão todos num bolo só, não divididos em níveis de “brucutuzisse”. Sim, porque brucutu que é brucutu não pensa, ele leva o drible e bate pra quebrar o craque. E pra piorar, Nunes pensou e não bateu. O futebol fantasiado de tênis está acabando até com a liberdade de um jogador bater em outro em campo.

Nunes, portanto, pelo menos pra mim, já pode ganhar o troféu de jogador mais sem graça do Brasil: nem é craque, nem é brucutu. Tão sem graça quanto assistir a um jogo sentado numa poltrona acolchoada.


Texto gentilmente cedido ao blog por Luiz Carlos Pires, nosso amigo alvirrubro reclamão do facebook.

E agora, Timbu?

Costumo dizer que aquela máxima da imprensa carioca que "tem coisas que só acontecem com o Botafogo" só é dita porque eles não conhecem a fundo o Clube Náutico Capibaribe.

Quando tudo parecia caminhar corretamente nas bandas do Estádio dos Aflitos. Entenda-se por: manutenção de um bom time-base, contratações pontuais e corretas, pré-temporada longa, expressinho timbu dando conta do recado. O que acontece? O time perde seu treinador para a Seleção Brasileira Sub-20.

Primeiramente, pela primeira vez acho que Gallo não deve ser questionado pela interrupção de um trabalho, mesmo sendo Sub-20, Seleção é Seleção e ainda por cima, ele teve total liberdade do-todo-poderoso-e-furtador-de-medalhas José Maria Marin para montar sua comissão técnica.

 AqUi Éh AG10 FéRaHH

E não adianta querer relativizar, isso é trágico pro Náutico, por mais que um bom nome venha, todo  o planejamento de uma temporada vai ter que ser mudado. Sem querer comparar o nível, mas até o Corinthians quando perdeu Mano Menezes (que fazia bom trabalho por lá) demorou a se encontrar antes de Tite emplacar. Além disso, a grande maioria dos bons treinadores está empregada e com trabalhos no início e como o Náutico não é chegado a pagar multa rescisória de ninguém..

Qual o perfil a se buscar desse novo técnico? É bem "simples"
Alguém com idéias relativamente modernas, trabalhe bem com a base (pode ficar sentadinho aí Papai Joel), use um esquema ofensivo em casa (tchau Celso Roth), tenha controle do grupo (mal ae Zé Teodoro) e acima de tudo, tenha um bom conhecimento de mercado para buscar bons nomes pro Brasileiro (valeu por tudo Waldemar, mas dá pra tu não). Fácil né?

Além disso, o novo treinador vai encontrar um grande desafio que é conquistar um grupo que seguia a risca todas as determinações do galináceo, sem contar a pressão da torcida que se despediu pela 1ª vez (pós-Muricy) de um técnico com aplausos.

Na opinião deste humilde torcedor, esses dois nomes seriam bons para o timbu: Jorginho e Silas. Ambos possuem salários maiores que o de Gallo, porém ambos tem bom histórico de treinar times médios e valem a aposta. Correndo por fora, arriscaria Sérgio Guedes que, apesar do rebaixamento, fez um bom trabalho na Ilha sendo elogiado até pelo seu sucessor Vadão.

Taí uma decisão que não deve ser feita de forma afobada, espero muito que a diretoria do Náutico consiga um tiro certeiro e traga um bom treinador. Assim, a temporada que tinha tudo pra ser promissora, de fato, será.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Super Bowl XLVII


No dia 03/02/2013 (daqui a 4 dias), no Mercedez-Benz Superdome em New Orleans será disputada a final da National Football League, liga de futebol americano dos Estados Unidos, mais conhecida como Super Bowl.

O Super Bowl é um dos maiores eventos esportivos do mundo, um evento que movimenta milhões, de dólares e de pessoas. Nasceu em 1966 com a fusão da National Football League e da American Football League, que eram as duas maiores ligas de futebol americano da época. Além do espetáculo esportivo, o Super Bowl conta também com espetáculos musicais no intervalo, com a presença de algum grande artista, ou banda, esse ano o show ficará por conta da cantora Beyoncé.

A NFL conta hoje com 32 franquias, divididas em 2 conferências, American Football Conference e National Football Conference. O Super Bowl é disputado pelos campeões de conferência e vale o título nacional.

Esse ano será disputada a 47ª edição do Super Bowl entre o San Francisco 49ers (campeão da NFC) e Baltimore Ravens (campeão da AFC). Com certeza teremos uma partida sensacional. Agora, um pequena análise sobre os times que disputarão a final da NFL.



San Francisco 49ers




O time da Califórnia se classificou para os playoffs como campeão da divisão oeste da conferência nacional.  Com 11 vitórias, 4 derrotas e 1 empate o San Francisco 49ers ficou somente atrás do Atlanta Falcons ( 13 - 3 ) na NFC e, assim como o time de Atlanta, folgou na rodada de Wild Card (uma espécie de repescagem) dos playoffs, jogando sua primeira partida da pós-temporada contra o forte Green Bay Packers de Aaron Rodgers e Clay Matthews. Um jogo de certa forma tranquilo, vencido, obviamente, pelo 49ers com um placar de 45 - 31, numa sensacional performance do quarterback Colin Kaepernick. Enfrentou, na final da conferência, o Atlanta Falcons de Matt Ryan e conseguiu uma virada incrível após estar perdendo por 17 - 0, com mais uma boa atuação de Kaepernick e do running back Frank Gore.

Destaques



Com certeza o quarterback Colin Kaepernick é o grande destaque desta equipe. O jogador de 25 anos foi draftado em 2011, mas jogou sua primeira partida somente nesta temporada devido a uma lesão do quarterback titular Alex Smith. Kaepernick impressionou nos jogos que atuou e quando Alex Smith voltou de lesão, o head coach da equipe, Jim Harbaugh, preferiu continuar com o "novato". E deu certo, com atuações muito boas na temporada regular o 49ers chegou forte aos playoffs. No primeiro jogo, contra o Green Bay Packers, Kaepernick lançou para 263 jardas e correu para 181, marcando 4 touchdowns na partida (2 correndo e 2 lançando). Contra o Atlanta Falcons o quarterback foi sólido, lançando para 233 jardas e 1 touchdown. Com um braço forte, preciso e uma mobilidade excelente, Kaepernick já desponta como um quarterback de futuro, podendo conquistar seu primeiro título no seu segundo ano como jogador profissional.

Além de Kaepernick, Frank Gore é outro jogador de ataque com quem a defesa do Baltimore precisa se preocupar. O baixinho troncudo correu para 1.423 jardas esta temporada, além de marcar 11 (sendo 3 em playoffs) touchdowns. É um jogador muito forte, rápido e inteligente.

O líder em recepções do time é Michael Crabtree, o quartanista recebeu para 1.281 jardas e 9 (2 em playoffs) touchdowns, com certeza mais um jogador para ficar de olho.

Na defesa os grandes destaques são Aldon Smith, Patrick Willis e Tarel Brown. A defesa do 49ers foi uma das melhores da temporada regular e vêm mantendo o bom desempenho nos playoffs, Aaron Rodgers e Matt Ryan são testemunhas.



Baltimore Ravens



O Baltimore Ravens não fez uma brilhante temporada, jogou o que foi preciso para se classificar como campeão da divisão norte da AFC com 10 vitórias e 6 derrotas. Como ficou em 4º colocado da conferência foi preciso jogar a partida de Wild Card contra o Indianapolis Colts( 11- 5 ), do excelente quarterback novato Andrew Luck, para decidir quem enfrentaria o líder da AFC Denver Broncos ( 13- 3 ) de Peyton Manning. Em um jogo fácil para a excelente defesa do Ravens ( fácil porque os recebedores do Colts estavam em um péssimo dia ), o time de Baltimore conseguiu uma convincente vitória por 24 - 9 com uma boa atuação do contestado quarterback Joe Flacco. Na semana seguinte o duelo era em Denver e o Ravens surpreendeu, contrariando as expectativas de muitos, inclusive de seus próprios torcedores, o time venceu por 38-35, no segundo tempo da prorrogação, em um jogo sensacional, com quebra de alguns recordes e uma atuação magnífica de Flacco e Torrey Smith. O quarterback, nesta partida, lançou para 331 jardas e 3 touchdowns, sendo um deles um passe de 70 jardas para o wide receiver Jacoby Jones faltando 31 segundos para o fim da partida. Foi, com certeza, uma das melhores e mais emocionantes partidas que eu assisti, englobando todos os esportes. Na final de conferência contra o Patriots, uma vitória maiúscula contra o time de Tom Brady por 28 - 13, colocando o time de Baltimore pela segunda vez no Super Bowl.

Destaques



Quando se pensa em Baltimore Ravens é difícil não associar o nome à esta imagem acima. Ray Lewis, o linebacker do Ravens, considerado por alguns o maior da história da NFL, foi um dos grandes responsáveis pela construção da equipe, fundada em 1996. Neste mesmo ano o jogador foi draftado pela equipe de Baltimore e fez parte de uma das melhores defesas da NFL de todos os tempos, campeã do Super Bowl na temporada 2000-2001. Ray Lewis passou boa parte da temporada afastado por lesão, jogou apenas 6 partidas na temporada regular, mas fez valer a pena cada segundo que esteve em campo. Este ano possui 101 tackles ( 69 sozinho ), 1 sack e 1 passe defletado. Anunciou sua aposentadoria ao término da temporada e desde então vem adiando devido as classificações do Ravens para a fase seguinte dos playoffs. Tem a oportunidade de se aposentar como campeão do Super Bowl e podem ter certeza que o linebacker vai jogar no próximo domingo o jogo da sua vida.

Ainda na defesa, podemos destacar Terrell Suggs, o linebacker foi draftado em 2003, nesta temporada possui 41 tackles e 4 sacks, é mais um que compõe a forte defesa do Ravens, que conta também com Ed Reed (free safety, 68 tackles, 4 interceptações), Paul Krueger (outside lineback, 53 tackles, 11,5 sacks), Corey Graham (86 tackles e 4 interceptações) e por aí vai. Juntos, formam a melhor defesa dos playoffs até então.

Mas o Ravens não tem apenas uma defesa forte, o ataque vem funcionando nesses playoffs. Joe Flacco mostrou ser um jogador muito frio nas 3 partidas que o Baltimore fez na pós-temporada. É de longe o maior passador dos playoffs com 853 jardas de passe, conectando para 8 touchdowns. Com uma dupla excelente de wide receivers o trabalho de Flacco fica mais fácil, Anquan Boldin e Torrey Smith receberam, juntos, 474 jardas e 5 touchdowns. Além deles Dennis Pitta vem se mostrando um excelente ponto seguro de passe, com 10 recepções para 137 jardas o tight end da equipe marcou 2 touchdowns nesses playoffs.

E nem só de recepções viverá o Baltimore. O time conta com uma dupla de running backs muito boa. Ray Rice e Bernard Pierce. O primeiro foi sensacional durante a temporada regular, mas não vem tendo uma atuação digna do sobrenome nessas últimas partidas, ainda assim correu para 247 jardas e 2 touchdowns. O segundo tem uma média de 6.3 jardas por corrida na pós temporada e foi o grande nome do Baltimore na partida contra o Indianapolis Colts.



Curiosidades



Três emissoras de TV transmitem a NFL, Fox, ESPN e CBS, mas apenas uma pode transmitir o Super Bowl. Esse ano será transmitido pela CBS e o custo de 30 segundos de comercial durante a partida é de US$ 4 milhões.

Os técnicos das duas equipes, Jim Harbaugh ( 49ers ) e John Harbaugh ( Ravens ) são irmão. Os dois duelam pelo primeiro título. De qualquer forma, o troféu fica na família.

O Pittsburgh Steelers é o maior campeão do Super Bowl, com 6 títulos. O San Francisco 49ers vem logo atrás, com 5.

Ambas equipes nunca perderam um Super Bowl. O 49ers chegou na final da NFL por 5 vezes e conquistou o título em todas, já o Ravens foi campeão na única vez que chegou na final, em 2000.

O Mercedes-Benz Superdome é o estádio que mais vezes recebeu o Super Bowl, 6 vezes.



Transmissão



No Brasil, o Super Bowl XLVII vai ser transmitido pela ESPN e Esporte Interativo à partir das 20h.




domingo, 27 de janeiro de 2013

Até onde vai Neymar?

Um garoto surgido na Baixada Santista é o grande personagem do futebol brasileiro nas últimas três temporadas. Com os gols, assistências e polêmicas, a grande questão do futebol brasileiro hoje é: Até onde Neymar será capaz de chegar?

Sem medo de errar, Neymar é a maior revelação brasileira depois de Ronaldinho Gaúcho. Dribla e finaliza com eficiência, é objetivo e acima de tudo, faz com que os seus companheiros evoluam de nível. Basta lembrar que atacantes não mais que razoáveis, como Borges e André, foram consagrados com o camisa 11 do Santos (Pedir pra que ele consagre um perna-de-pau feito o Bill é pedir demais..)

Desde que apareceu para o futebol, uma coisa sempre me chamou atenção nas declarações de Neymar. Ao contrário de Robinho, ele não repete seguidamente o irritante papo de quero-ser-o-melhor-do-mundo-foda-se-como. Ele, constantemente, reafirma que quer ser campeão de tudo, conquistar tudo que for possível com seu clube e a Seleção. Logicamente, ele sabe que se conseguir os títulos, esse título virá naturalmente.  

A corrente contrária ao santista, costuma dizer que ele até agora fracassou na Seleção. Sinceramente, acho que ainda não é possível dizer isso. Tínhamos um péssimo treinador  no comando e mesmo assim, Neymar foi o artilheiro da Seleção na "era Mano". E, bem, alguém com mais que 2 neurônios achava que um time com Durval-Bruno Rodrigo pararia Messi e cia na final do Mundial de Clubes?

Também não é possível colocá-lo no mesmo patamar de Messi ou Cristiano Ronaldo. Os dois estão num outro nível, porém o santista não deve em nada a grandes nomes do Velho Mundo como Van Persie e Ibrahimovic e é tão letal as defesas adversárias quanto eles.

Uma transferência no meio da temporada não seria uma má idéia para o jovem, fora Arouca e Montillo, o Santos carece de bons coadjuvantes para fazer com que o time bata de frente com Corinthians, São Paulo e Fluminense, inclusive o próprio Neymar na reta final do Campeonato Brasileiro de 2012, reclamou publicamente que seus companheiros esperavam que ele constantamente decidisse os jogos em favor do Santos. Outro aspecto positivo seria sair dos holofotes da grande mídia, hoje se Neymar pinta o bigode de loiro ou fica com alguma jovem atriz global é motivo de discussão nacional.

 Capa default do Ego

Não o vejo sendo capaz de ser o homem da Copa de 2014 (espero demais queimar a língua), principalmente por ser difícil exigir do garoto que ele seja a referência técnica de uma Seleção desesperada para ganhar sua primeira Copa do Mundo em casa, falta (ainda) um pouco de cancha e é pressão demais pra um jovem que vai ter 22 anos na Copa de 2014. Porém, se rodeado de bons nomes com quem seja capaz de dividir a responsabilidade (acredito que Kaká no ponto de vista técnico e Thiago Silva no ponto de vista mental são os mais indicados) o rapaz pode fazer bela Copa e em seguida, rumar para a Europa para desenvolver ainda mais seu futebol e conquistar o mundo.


sábado, 26 de janeiro de 2013

Leão 2013

Olá, caros torcedores.

Vim aqui falar de um assunto que muito me incomoda: Sport Club do Recife. Sou rubro-negro e por mais que a temporada tenha começado agora não posso deixar de me sentir indignado com o time. "Ah, mas o time é líder grupo, 2 jogos, um empate e uma vitória". Certo, mas não podemos esquecer que jogamos com 2 times sem tradição e levamos sufoco. Primeiro o Sousa que não é nada de mais e a gente sofreu pra conseguir um empate lá na Paraíba, depois veio o Confiança que se mostrou um time muito arrumado, mas ainda assim só ganhamos com falhas individuais de Valdson e do goleiro Fábio. 

O time, em nenhuma das duas partidas, inspirou grandes coisas, defesa fraca, meio-campo improdutivo, ataque errando quando não pode, enfim, inúmeras falhas que vêm desde 2012. Reinaldo e Gilsinho são dois jogadores que eu não sei o que fazem em campo e não produzem nada desde o ano passado. Contra o Confiança, Reinaldo conseguiu a cagada de chutar, a bola ficar presa entre o pé do zagueiro e o chão, subir e encobrir o fraco goleiro do time paraibano. O cara ainda tem a cara de pau de comemorar tirando onda da torcida. Piada, né? Como se ele tivesse feito algo de extraordinário ou sei lá. Gilsinho pelo menos sabe que é ruim e não tenta pagar de bom, eu acho. Outra problema do time que vem do ano passado ainda é a defesa, gosto de Gabriel, acho um excelente zagueiro, mas a dupla com Mateus não tá dando certo, tomamos dois gols em dois jogos, de bolas cruzadas na área. Curiosamente, as duas jogadas foram concluídas pelo jogador que estava sendo marcado por Mateus, encontramos o problema? Será? Não gostei muito dele não, mas vamos dar um tempo antes de descer o cacete no coitado, chegou agora, né? Vamos ver. 

Problema também é que nosso treinador parece ser meio lerdo, o cara demorou quase 70 minutos pra perceber que Hugo deveria ser substituído contra o Confiança. A única coisa que nosso camisa 10 fez no jogo foi dar um bonito passe de calcanhar, isso daí eu faço quando eu jogava minhas peladinhas com o pessoal e eu ainda pagava pra fazer isso. Nesse caso não critico Hugo, que já mostrou que pode sim ajudar o Sport, que é um jogador importante, ele estava visivelmente sem ritmo, sem físico, voltando de lesão agora, é papel do treinador avaliar se o jogador tem condições de atuar ou não e nesse aspecto Vadão falhou, como também falhou lá em Sousa ao tirar Felipe MeneZzzZzzzZes e colocar Moacir. Não que Felipe Menezes estivesse jogando bem, porque não estava, mas o time perdendo e o cara inventa de colocar mais um volante? "Ah, mas ele adiantou Cicinho pra jogar na meia". Isso foi o que falaram na TV, mas não foi o que aconteceu em campo, depois que Moacir entrou eu não vi Cicinho pegar na bola. "Ah, mas não tinha meia no banco pra substituir", recuava um atacante. Felipe Azevedo já jogou de meia e bem, Gilsinho não conta. Tem até os meninos lá também, Ruan e Sandrinho, poderiam atuar na vaga de Felipe Azevedo. Enfim, eu já vi que não dá pra confiar muito em Vadão, espero estar completamente errado e que ele leve o Sport ao título mundial, mas é o que eu estou achando. De qualquer forma, aos trancos e barrancos, não perdemos, Roger acertou um petardo de fora de área, golaço, que ele nunca mais vai fazer jogando pelo Sport e, como é de praxe acontecer com ex-jogador do Leão, vai fazer centenas desse em outros clubes, inclusive contra a gente.

Vale também lembrar dos 3 pênaltis não marcados em favor do Sport. Calma, calma, não vou chorar arbitragem, nem nada, eu não tenho bola de cristal pra saber se o Sport ia ter melhor sorte se os pênaltis fossem marcados, mas que foram 3 pênaltis, foram. O de Valdson contra o Confiança foi um pouco interpretativo, bola na mão ou mão na bola? Mas os outros 2 (Gilsinho contra o Confiança e Felipe Azevedo contra o Sousa) foram claros. Só pra mostrar que, entra ano, sai ano, a arbitragem brasileira continua a mesma porcaria

Bom, meu saldo até agora do Sport é negativo. Podem me chamar de pessimista, eu não ligo, mas em momento algum o time empolgou nesses primeiros dois jogos. Dá pra passar de fase no Nordestão? Dá. Dá pra ganhar o Pernambucano? Dá. Dá pra subir pra série A, que no fim das contas é o que realmente importa? Não. Jogando assim, não dá mesmo. Tem que melhorar e muito. Esse ano não tem o Vitória pra cagar no pau e dar a vaga pra gente na penúltima rodada não.

Um grande abraço a todos.


sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

O começo

Olá,

Bem vindos ao "do Alambrado".

Este blog teve como começo numa conversa de bar, onde começamos a reclamar da qualidade de alguns cronistas esportivos com suas opiniões rasas, desconhecimento sobre alguns assuntos e bizarrices.

Então pensamos, se eles com isso tudo conseguem ter um pouquinho de espaço, nós temos que ter o nosso também.

Vamos reunir nossas opiniões com um pouco de bom humor sobre futebol nacional e internacional, basquete, Fórmula 1, tênis, futebol americano, enfim, todos os esportes que consideramos legais e que gastamos horas e mais horas de nossas vidas assistindo.

Enfim, garantimos que vamos buscar o resultado positivo, ouvindo as orientações dos nossos professores e partir em busca dos três pontos.