domingo, 28 de abril de 2013

Bingo Pernambucano 2013

Para o bem do futebol nenhuma das duas vagas na final do Campeonato Pernambucano 2013 foi preciso recorrer aos novos critérios de desempate. A Federação Pernambucana de Futebol resolveu inventar moda e utilizou como critério de desempate a quantidade de cartões vermelhos e amarelos além do famigerado sorteio para decidir a vaga, eu sinceramente não sei porquê os cartolas da FPF imaginaram que essas seriam formas mais justas de decidir uma classificação em detrimento da cobrança de pênaltis ou levar em consideração a classificação das equipes na primeira fase, quem fez a melhor campanha joga por dois resultados iguais.

É GOL!!!

Vamos analisar primeiro a "regra dos cartões", segundo consta no regulamento havendo dois resultados iguais (dois empates iguais ou vitórias com mesmo saldo para ambos os lados nos dois jogos) o primeiro critério de desempate é o número de cartões vermelhos que cada clube recebeu no confronto, quem tiver menos cartões avança de fase, se ocorrer novo empate a vaga será de quem recebeu o menor número de cartões amarelos. Essa regra além de não ter lá muita justiça coloca uma pressão a mais no fraco quadro de árbitros do futebol pernambucano, era notório o medo/apreensão dos árbitros para dar cartões, não tinha nem 10 minutos de jogo e Martinez do Náutico deu uma entrada duríssima em Jefferson Maranhão, jogada essa que é determinação da FIFA que seja punida com amarelo (carrinho com as travas da chuteira pela frente) e da forma que foi cabia, e muito bem, um cartão vermelho, mas o juíz só deu a falta e isso foi só um exemplo. Faltas fazem parte do jogo, com essa regra aquela falta que o seu zagueiro fez para parar um contra-ataque pode valer tanto quanto o gol que ele recorreu à uma ação faltosa para evitar. "Ah, mas fazer falta é errado" É errado e, apesar de muitas vezes não ser, deve ser punida com uma advertência em campo, não uma perda de classificação.

BINGO!
Para piorar tudo se houver empate no número de cartões vermelhos e amarelos a vaga será decidida num sorteio. ISSO! A classificação do seu clube pode depender da sorte. Quando eu fiquei sabendo dessa regra eu imaginei que os cartolas da FPF devem achar que pênalti é sorte (o que não é!) e já que é tudo sorte eles resolveram ganhar tempo com um sorteio ao invés de algumas cobranças de penalidades. Eu imagino o circo: o presidente da FPF entrando em campo com um globo de bingo para decidir quem vai para a final. Patético, não?

Felizmente não vimos isso nas semifinais do Pernambucano. O Sport passou do Ypiranga com duas vitórias, sem discussão. O Santa Cruz se classificou na regra dos gols fora, que eu repito: é outra idiotice, mas se classificou na bola, apesar da arbitragem desastrosa do Sr. Gilberto. Justo ou não (eu acho que o Náutico merecia se classificar, foi mais time nos dois jogos) pelo menos as classificações de Sport e Santa, que fazem a 3ª final consecutiva, se decidiram com a bola rolando. Pelo menos na final a FPF não inventou nada, teve essa novidade de terceira partida em caso de resultados iguais, mas isso eu não acho ruim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário