sábado, 2 de fevereiro de 2013

A Era Felipão - 1º Ato

A Era Mano Menezes acabou, tarde diga-se. Volta a seleção o último treinador campeão mundial, Luiz Felipe Scolari. Volta como uma espécie de salvador da pátria, que se via em baixa com o ex-técnico de Grêmio e Corinthians. O primeiro desafio de Felipão é tentar, em pouco mais de 1 ano e meio, dar cara a uma seleção desorganizada. Apesar que nas últimas partidas de Mano o Brasil ter apresentado uma melhora era notório que a seleção ainda não estava pronta para enfrentar uma Copa do Mundo e sair vitoriosa, mesmo com os grande jogadores que temos. Felipão chegou para isso, para transformar um time que não ganhava nada em um time campeão, ele já mostrou que é capaz disso e estamos todos na torcida para que dê certo.

A primeira partida de Felipão em sua volta à seleção acontecerá em alguns dias contra a Inglaterra (fazia tempo que o Brasil não jogava contra uma seleção de ponta) e a convocação foi feita com algumas surpresas boas, como Filipe Luís.

Vamos à lista e convocados e uma breve análise de cada nome.

Goleiros

O melhor goleiro do mundo.

Júlio César ( Queens Park Rangers - ING ) - Que Júlio César tem bola pra jogar na seleção todo mundo sabe. Apontado como um dos responsáveis pela eliminação brasileira na Copa de 2010 ( e foi mesmo, fez uma boa copa, mas falhou quando não deveria ), o jogador vem fazendo boas partida pelo time inglês, mas eu ainda acho que a seleção deve ser renovada até porque temos jogadores para isso. Para mim, não seria titular, mas eu não duvido que Felipão vai iniciar com ele, não chega a ser um erro, mas não acho que seja a melhor escolha.

Diego Alves ( Valencia - ESP ) - Esse seria meu titular. Não é tão jovem ( 27 anos ), mas se comparado com Julio César é. Muito bom goleiro, que venho querendo na seleção há muito tempo.

Laterais

Mmmmbop, ba duba dop!! - Filipe Hanson Luís

Daniel Alves ( Barcelona - ESP ) - Não tem muito o que pensar aqui, é o melhor nome que temos, apesar de, já algum tempo, vir jogando um pouco abaixo do que sabe.

Adriano ( Barcelona - ESP ) - Jogador versátil, originalmente é lateral - esquerdo, mas joga na direita também, foi bem nas últimas convocações.

Filipe Luís ( Atlético de Madri - ESP ) - Ta aí um jogador que queria ver com a camisa da seleção, apesar de já ter sido convocado anteriormente. Vem jogando muito bem no Atlético de Madri e merecia já algum tempo a convocação, mas Mano, né? Não será titular, disputa posição com Marcelo que é, pra mim, o melhor lateral esquerdo do mundo, mas é um bom reserva para ele.


Zagueiros


Sem filar, quem é esse?

David Luiz ( Chelsea - ING ) - Não gosto. Fico apreensivo quando toca na bola, espero sempre uma besteira saindo dos pés dele ( igual quando César jogava no Sport ), mas tenho que admitir que jogou muito bem contra o Corinthians no Mundial apesar da derrota inglesa e vinha jogando bem nos últimos jogos de 2012 pelo Chelsea.

Miranda ( Atlético de Madri - ESP ) - Formou uma das melhores duplas de zaga que já vi no futebol brasileiro com Alex Silva, marca forte, é rápido, está em boa forma no time espanhol. Boa surpresa.

Dante ( Bayern de Munique - ALE ) - Eu confesso que não sei nada sobre esse jogador, só o que li em algumas matérias ultimamente. Parece ser uma boa aposta, mas tá meio na cara, para mim, que foi convocado somente por conta da lesão de Thiago Silva. É esperar pra ver.

Leandro Castán ( Roma - ITA ) - Excelente zagueiro. Mostrou no Corinthians que tem todas as qualidades necessárias para ser um grande zagueiro. É seguro, marca bem, tem boa saída. Jogou bem quando foi convocado por Mano apesar de jogar fora de posição. Não acompanho futebol italiano ( quem tem saco pra isso? ), mas li que foi muito bem recebido na Roma e vem jogando bem. Boa convocação.

Volantes

Jean do Fluminense pro lugar de Hernanes

Arouca ( Santos - BRA ) - Sempre fui fã de Arouca desde quando jogava no Fluminense, gostei da convocação, mas duvido que seja titular, mas também não acho que mereça, dado os nomes que temos. É um bom banco.

Ramires ( Chelsea - ING ) - Não tem nem o que comentar, titular absoluto da seleção.

Paulinho ( Corinthians - BRA ) - Lembro em 2011, numa conversa com um amigo meu corintiano em que ele falou que Paulinho merecia ser convocado para a seleção e eu ri dele. Não gostava de Paulinho naquele época, mas tive que mudar de opinião. Paulinho em 2012 foi brilhante, melhor meio - campo do Brasil sem sombra de dúvidas e correspondeu muito bem às convocações. Outro que, não só para mim, é titular absoluto do Brasil.

Hernanes ( Lazio - ITA ) CORTADO - O pernambucano pintou miséria aqui no Brasil, foi vendido para a Lazio e chegou lá fazendo muito barulho, nunca se firmou como titular da seleção e recebeu uma nova chance, mas infelizmente se machucou numa partida do campeonato italiano e fica de fora desse amistoso.

Jean ( Fluminense - BRA ) - Convocado para o lugar de Hernanes. Gostei da convocação. Foi um dos melhores jogadores do campeão Fluminense no Brasileiro, talvez não o vejamos jogar, mas eu acho que tem bola pra pegar pelo menos uma reserva nesse time aí nas próximas convocações.

Meias

Tô de volta, galere.

Oscar ( Chelsea - ING ) - Jovem, talentoso, já é uma realidade. Titular, sem sombra de dúvidas.

Ronaldinho Gaúcho ( Atlético Mineiro - BRA ) - Fez um bom campeonato brasileiro, nada de mais. Tá na seleção mais por nome do que por bola. Sempre gostei dele, torço que se recupere, volte a jogar o que sabe, mas não tenho esperanças.

Atacantes


Hulk, atacante da sel... oh, wait!

Lucas ( Paris Saint German - FRA ) - Gosto de Lucas, acho que vai arrebentar na França, estreou jogando bem, levou uma bronca de Ibrahimovic ( merecida ) em outra partida e se recuperou bem, tá engatinhando ainda no futebol europeu, mas tem tudo pra ser um grande jogador.

Neymar ( Santos - BRA ) - Não tem nem o que comentar. Melhor jogador brasileiro. Titular absoluto.

Luís Fabiano ( São Paulo - BRA ) - Desde que retornou ao São Paulo em 2011 fez 42 gols em 59 jogos. No Brasileiro de 2012 sofreu com as lesões, mas ainda assim marcou 17 gols perdendo a artilharia apenas para Fred. Já mostrou na seleção que tem bola pra ser titular, foi bem na Copa de 2010, resta saber como vai ser a volta ao time. Pra mim, titular.

Fred ( Fluminense - BRA ) - O artilheiro do Brasileirão 2012 está em alta, acho um bom centroavante, mas ainda prefiro Luís Fabiano. De qualquer forma, uma boa convocação.

Hulk ( Zenit - RUS ) - Não gosto de Hulk, mas vinha bem desde as Olimpíadas ( onde, para mim, foi o melhor jogador da seleção ). Não está bem no Zenit, acho que essa transferência foi a maior besteira que ele poderia ter feito, futebolisticamente falando. Não consigo pensar em outro nome para ser convocado, então...


No geral, uma boa convocação. Não tive o que discordar veementemente com Felipão. É esperar que dê certo e que ele traga mais um título mundial para nós. 

Boa sorte, Felipão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário