Sem medo de errar, Neymar é a maior revelação brasileira depois de Ronaldinho Gaúcho. Dribla e finaliza com eficiência, é objetivo e acima de tudo, faz com que os seus companheiros evoluam de nível. Basta lembrar que atacantes não mais que razoáveis, como Borges e André, foram consagrados com o camisa 11 do Santos (Pedir pra que ele consagre um perna-de-pau feito o Bill é pedir demais..)
Desde que apareceu para o futebol, uma coisa sempre me chamou atenção nas declarações de Neymar. Ao contrário de Robinho, ele não repete seguidamente o irritante papo de quero-ser-o-melhor-do-mundo-foda-se-como. Ele, constantemente, reafirma que quer ser campeão de tudo, conquistar tudo que for possível com seu clube e a Seleção. Logicamente, ele sabe que se conseguir os títulos, esse título virá naturalmente.
A corrente contrária ao santista, costuma dizer que ele até agora fracassou na Seleção. Sinceramente, acho que ainda não é possível dizer isso. Tínhamos um péssimo treinador no comando e mesmo assim, Neymar foi o artilheiro da Seleção na "era Mano". E, bem, alguém com mais que 2 neurônios achava que um time com Durval-Bruno Rodrigo pararia Messi e cia na final do Mundial de Clubes?
Também não é possível colocá-lo no mesmo patamar de Messi ou Cristiano Ronaldo. Os dois estão num outro nível, porém o santista não deve em nada a grandes nomes do Velho Mundo como Van Persie e Ibrahimovic e é tão letal as defesas adversárias quanto eles.
Uma transferência no meio da temporada não seria uma má idéia para o jovem, fora Arouca e Montillo, o Santos carece de bons coadjuvantes para fazer com que o time bata de frente com Corinthians, São Paulo e Fluminense, inclusive o próprio Neymar na reta final do Campeonato Brasileiro de 2012, reclamou publicamente que seus companheiros esperavam que ele constantamente decidisse os jogos em favor do Santos. Outro aspecto positivo seria sair dos holofotes da grande mídia, hoje se Neymar pinta o bigode de loiro ou fica com alguma jovem atriz global é motivo de discussão nacional.
Capa default do Ego
Não o vejo sendo capaz de ser o homem da Copa de 2014 (espero demais queimar a língua), principalmente por ser difícil exigir do garoto que ele seja a referência técnica de uma Seleção desesperada para ganhar sua primeira Copa do Mundo em casa, falta (ainda) um pouco de cancha e é pressão demais pra um jovem que vai ter 22 anos na Copa de 2014. Porém, se rodeado de bons nomes com quem seja capaz de dividir a responsabilidade (acredito que Kaká no ponto de vista técnico e Thiago Silva no ponto de vista mental são os mais indicados) o rapaz pode fazer bela Copa e em seguida, rumar para a Europa para desenvolver ainda mais seu futebol e conquistar o mundo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário